Surfuturo Groms

Circuito dá a largada

Nova geração do surfe brasileiro entra em cena para a etapa de abertura do Surfuturo Groms, realizada na Praia Brava de Itajaí (SC).

0

A nova geração do surfe brasileiro e atletas de outros países como Argentina e Chile marcaram presença no último sábado (9), na Praia Brava, Itajaí (SC), para o início de mais uma temporada do Circuito Mormaii Surfuturo Groms.

A competição está completando 11 anos em 2018 e já revelou muitos talentos brasileiros que são destaques nas principais competições do planeta na atualidade. No total, 68 competidores disputaram as seis categorias do evento exclusivo para atletas até 16 anos de idade.

“A ideia começou sem pretensão alguma, e ganhou proporções que nem imaginávamos. Isso é motivo de muito orgulho pra nossa associação”, declara Erivelton “Neguictho” Cristóvão, diretor técnico da ASPI (Associação de Surf das Praias de Itajaí) e um dos idealizadores do projeto Surfuturo Groms.

As finais definiram os primeiros campeões do ano que saíram na frente no ranking do circuito em 2018. A primeira decisão do dia foi na Petiz, com o paranaense Anuar Chiah pegando as melhores ondas na final para conquistar a vitória na praia Brava. Ele foi o campeão do circuito em 2016 e 2017, e começou bem a defesa do título em busca do tricampeonato. Em segundo ficou Ryan Martins, de Florianópolis (SC), que marcou a maior nota da categoria durante a semifinal, mas não repetiu as performances anteriores na decisão.

Na Feminino Sub 16, Kiany Hyakutake venceu numa bateria com poucas ondas e muito equilíbrio entre as finalistas. Na sequencia, a decisão da Feminino Sub 12 (categoria introduzida no circuito em 2017) o título foi para a paranaense Gabriely Vasque, que superou suas oponentes por uma boa vantagem.

Entre os Iniciantes, o campeão foi o chileno Noel De La Torre, campeão nacional Sub 12 de seu país. Ele está viajando com seus pais e o irmão em um motorhome para uma temporada de 2 meses em Santa Catarina treinando e competindo. “Soube do campeonato através do Israel Rocha, que é meu coach. Ele comentou sobre o nível dos competidores e da tradição do Surfuturo. Estou feliz por ter vencido”, declara De La Torre.

A decisão da Infantil teve a vitória de Artur Zanella, de Balneário Camboriú (SC), que travou uma disputa acirrada pelo título contra Anuar Chiah, que finalizou em segundo lugar na prova, perdendo por uma pequena diferença de pontos.

A decisão Mirim encerrou a primeira etapa, reunindo os quatro melhores surfistas do evento. No final do ano, o campeão do circuito levará como prêmio uma passagem para o Peru, um oferecimento da Swell Sul Turismo.

Durante os 15 minutos da final, Kainan Meira, Artur Romão e Luan Silveira se alternaram na liderança da bateria, que foi decidida nos detalhes. Quem se deu melhor foi Artur Romão, que achou uma bela esquerda que pesou a seu favor para ficar com o título da etapa, totalizando 10.66 pontos em suas duas melhores ondas. Em segundo ficou Luan Silveira (10.30), terceiro Kainan Meira (10.06) e em quarto Anuar Chiah (9.27).

Após a cerimônia de premiação, o tradicional bolo de chocolate foi servido e fez a alegria da garotada. A próxima etapa do Circuito Mormaii Surfuturo Groms está prevista para o final mês de agosto, sem data e local definidos.

O Circuito Mormaii Surfuturo Groms 2018 tem a apresentação da Unimed. Patrocínio: Mormaii, Lei Municipal de Incentivo ao Esporte Prefeitura Municipal de Itajaí e FMEL (Fundação Municipal de Esportes e Lazer). Apoio: Mormaii Balneário Camboriú, Swell Sul Turismo, Wizard, Santa Costa, Snapy Surfboards, Big wave Surf Shop, Ecoboard, Board Co. Surf Shop, RIV, Padang Padang Surf Shop, Tide Rise, Banana Wax, Backdoor, Vitho 50, Meister Willi e Beneduzi & Lopes. Realização: ASPI (Associação de Surf das Praias de Itajaí). Supervisão: Fecasurf (Federação Catarinense de Surf).

Resultados

Mirim Sub 16

1 Artur Romão (SC)
2 Luan Silveira (SC)
3 Kainan Meira (PR)
4 Anuar Chiah (PR)

Infantil

1 Artur Zanella (SC)
2 Anuar Chiah (PR)
3 Gabriel Ogasahara (SC)
4 Lukas Camargo (SC)

Iniciantes

1 Noel De La Torre (Chile)
2 Patrick Roberto(SC)
3 Lucas Cainan (SC)
4 Lukas Camargo (SC)

Feminino Sub 16

1 Kiany Hyakutake (SC)
2 Joana Machado (SC)
3 Laura Raupp (SC)
4 Julie Arissa (SC)

Feminino Sub 12

1 Gabriely Vasque (PR)
2 Maria Julia (SC)
3 Maria Amélia (SC)
4 Maya Carpinelli (SC)

Petiz Sub 10

1 Anuar Chiah (PR)
2 Ryan Martins (SC)
3 Lucas Costa (SC)
4 Guilherme Missureli (SC)