Circuito ASJ

Final histórica na Joaquina

Etapa finaliza o Circuito ASJ 2021 em ondas excelentes e com baterias eletrizantes.

0
Guilherme Santos ao alto, conquista nota 10 e vence a Open de virada.

A terceira etapa do Circuito ASJ encerrou nesse último final de semana (18 e 19) a temporada 2021 do surfe catarinense em grande estilo na Joaquina. A competição foi marcada por ondas excelentes, baterias eletrizantes e viradas sensacionais nos últimos instantes, com direito a nota 10 na final Open.

O MB Boardshop apresenta Circuito Silverbay Kids and Kings ASJ 2021 valeu 6.000 pontos para o ranking Fecasurf Amador e 2.000 pontos para o circuito ASJ, um dos mais fortes do país. Para muitos foi a última oportunidade de conquistarem os títulos de suas categorias ou subirem no ranking estadual e local.

Essa última etapa coroou todo trabalho realizado durante todo o ano pela diretoria da Associação de Surf da Joaquina, que hoje é referência quando o assunto é profissionalismo e seriedade relacionados ao surf e aos atletas.

Ixtepôs do Surf disputam etapa – O termo “Ixtepô” nomina uma pessoa engraçada, atrapalhada, e faz parte de um dialeto local falado pelos Manézinhos da Ilha, que tem sua origem vinda dos açorianos que colonizaram a região nos séculos XVII e XVIII.

Criançada do Projeto Ixtepô do Surf dando uma volta de jet-ski.

O Projeto Ixtepô do Surf foi criado no segundo semestre de 2021, numa parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, SECULT (Secretaria de Cultura e Esporte) e a ASJ (Associação de Surf de Florianópolis). O objetivo é ensinar o surfe aos alunos do ensino público das comunidades carentes da cidade, com aulas que acontecem duas vezes por semana, nos turnos da manhã e da tarde.

Crianças de várias comunidades que participam do projeto estiveram sábado (18) na Joaquina, e pela primeira vez na vida participaram de um campeonato de surfe. A ASJ criou exclusivamente a categoria Comunidades para os alunos do projeto, que se divertiram na cama elástica, comeram, andaram de jet-ski com a equipe do Cabrera Náutica e disputaram duas baterias no evento, onde o resultado era o que menos importava.

No final eles ganharam pranchas de surfe através de doações arrecadadas pela ASJ, camisas do evento, parafinas e alimentos que também foram doados pelos atletas nas inscrições das etapas realizadas pela Associação de Surf da Joaquina neste ano.

“É gratificante ver o sorriso deles em participarem do campeonato e ganharem suas pranchas, brindes e alimentos. Para a maioria dessas crianças, foi a primeira vez que estiveram em um campeonato de surfe. Foi uma forma que encontramos de motivar ainda mais essa garotada e continuarem surfando e quem sabe mais pra frente estarem aqui competindo”, declarou Cristiano Melo, presidente da ASJ.

Joaquina finaliza Circuito da ASJ.

Títulos 2021 definidos na Joaca – Mais uma vez a praia da Joaquina mostrou o porquê é considerada um dos grandes palcos do surfe brasileiro. Foram dois dias com ondas de qualidade, principalmente no domingo, quando as séries chegaram a mais de 1 metro com excelente formação.

Foram realizadas três etapas em 2021, atraindo surfistas de várias partes do país em campeonatos muito bem organizados com excelente premiação e nível técnico. Nessa última etapa foram disputadas 14 categorias, pois a ASJ subdividiu a Adaptados em Masculino, Feminino e Deficientes Visuais, além das baterias de apresentação do Projeto Ixtepô do Surf.

Os primeiros campeões da etapa foram definidos no sábado nublado e de boas condições, com as vitórias de Gustavo Frutuoso na Misto Sub-8 (categoria que estreou no circuito ASJ nesse ano), Cauã Demski na Misto Sub-10 e Kyara Antunes na Feminino Sub-12.

Cauã Demski se dá bem na Misto Sub-10.

No domingo (19) de sol forte, altas ondas e praia lotada, foi a vez da conclusão das demais categorias, com as vitórias de Ronaldo Silveira na Master, Mateus Vanderling (Local), Yuri Gabryel (Sub-12), Gabriel Ogasahara (Sub-14), Yasmin Dias (Feminino Open), Luciano Nem (Adaptado Masc.), Vitória Diehl(Adaptado Fem.) e Derek Rabelo (Deficientes Visuais).

Caetano Silveira foi um dos destaques da etapa, participando de três finais e vencendo duas. Na categoria Sub-16 o título veio de bandeja, quando o então líder da disputa Gabriel Ogasahara cometeu uma interferência no último minuto, e caindo para a segunda colocação.

Caetano Silveira é destaque na competição.

Na decisão da Sub-18 Caetano estava conectado com a Joaquina e dominou a maior parte dos 20 minutos de bateria. Faltando cerca de 1 minuto pro término, o surfista Leonardo Bruno (aniversariante do dia) estava na quarta colocação e precisava de 10 pontos para ser campeão.

Ele achou uma excelente esquerda e aplicou três manobras fortes e combinadas, com uma batida de saída, seguida de uma rasgada e finalizando com outra batida (dessa vez na junção) para arrancar 9.17 pontos e bater na trave.

Final da Open entra pra história na Joaca – O melhor do campeonato (e quem sabe de todo circuito catarinense) ficou guardado para a última bateria da temporada 2021 do MB Boardshop apresenta Circuito Silverbay Kids and Kings ASJ, com a antológical final da categoria Open.

O confronto que encerrou o ano foi um verdadeiro show de surfe na praia da Joaquina, reunindo quatro excelentes surfistas: do Campeche Ramiro Rubim, Eloin Travisani (Itajaí), Guilherme Santos (Barra da Lagoa) e Takeshi Oyama (praia do Moçambique).

Nos últimos 20 minutos de bateria dessa temporada, Ramiro assumiu a liderança na primeira metade do confronto, colocando notas acima de 8 pontos no somatório, deixando seus oponentes em uma combinação de notas, exceto Guilherme Santos, que precisava de uma onda acima de 9 pontos.

Uma missão quase impossível, mas nem tanto. Faltando pouco mais de 1 minuto, quando tudo parecia definido a favor de Ramiro Rubim, Guilherme Santos foi para o tudo ou nada em uma direita de bom tamanho e executou um aéreo reverse com rotação completa, e conclusão perfeita na base.

Pódio categoria Open.

Nota 10 unanime dos juízes e uma virada espetacular que lhe rendeu o título da etapa e colocou essa bateria no panteão do surfe catarinense, como uma das melhores disputas do Circuito FECASURF amador e da ASJ de todos os tempos. “Sabia que estava precisando de uma nota muito alta pra virar a bateria eu tinha que ir pro tudo ou nada. Quando veio a direita, pensei: ‘tem que ser agora! É minha última chance!’. Quando a onda armou e veio a junção, fui pro aéreo com rotação perfeita e bem alto. Estou muito feliz, pois foi minha primeira nota 10 nas competições” revelou Guilherme Santos, campeão Open da última etapa do ano do Circuito ASJ 2021.

Premiação da etapa – A premiação dessa última etapa e do circuito ASJ 2021 aconteceu em seguida no Hawaii Joaquina, novo beach bar localizado próximo ao costão da praia. Foram entregues três pranchas produzidas pelo KXO Surfboards, Hot Glass e Graja Surfboards, cinco blocos fornecidos pela Fiberglass, roupas de borrachas da marca Neokai, e troféus e kits recheados com roupas e acessórios oferecidos pelos patrocinadores e apoiadores do circuito.

A On Canvas Tattoo Studio, localizada na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC) também premiou os campeões e vices das categorias Open e Local com crédito em tatuagens de R$1.000,00 (mil reais) e R$700,00 (setecentos reais).

A Associação de Surf da Joaquina encerrou mais uma temporada seu calendário de competições com sucesso, e agradece a todos os patrocinadores e apoiadores do circuito por confiarem no trabalho realizado. Também agradece a todos os atletas que vieram de outras cidades e estados para prestigiar os eventos na tradicional praia da Joaquina.

Confira os resultados dessa etapa e os campeões do Circuito MB apresenta Silverbay Kids and Kings 2021

Open

1º Guilherme Santos
2º Ramiro Rubim
3º Takeshi Oyama
4º Eloin Travisani

Masculino Sub-18

1º Caetano Silveira
2º Murilo Brandt
3º Leonardo Bruno
4º Cristiano da Luz

Masculino Sub-16

1º Caetano Silveira
2º Gabriel Ogasahara
3º Takeshi Oyama
4º Esdras Morais

Masculino Sub-14

1º Gabriel Ogasahara
2º Yuri Gabryel
3º Henrique Venceslau
4º Santiago Valenzano

Masculino Sub-12

1º Yuri Gabryel
2º Cauã Demski
3º Michel Demétrio
4º Enrico Malhado

Misto Sub-10

1º Cauã Demski
2º Luca Messenger
3º Davi Schmitz
4º Matheus Zilio

Misto Sub-8

1º Cauã Demski
2º Luca Messenger
3º Davi Schmitz
4º Matheus Zilio

Master

1º Ronaldo Silveira
2º Álvaro Bacana
3º Jussemir Junior
4º Adriano Lemos

Feminino Open

1ª Yasmin Dias
2ª Victória Valenzano
3ª Nalu Demski

Feminino SUB-12

1ª Kyara Antunes
2ª Kaylane Antunes
3ª Luiza Rosa Teixeira
4ª Nalu Demski

Local

1º Mateus Vanderling
2º André Costa
3º Caetano Silveira
4º Stewson Crippa

Surf Adaptado Masculino

1º Luciano Nem
2º Fidel Teixeira
3º Tiago Oliveira
4º Vinicius Vieira
5ºRafael Teixeira

Surf Adaptado – Deficientes Visuais

1º Derek Rabelo
2º Jackson
3º Mauri

Surf Adaptado Feminino

1ª Vitória Diehl
2ª Alana

Ranking final após três etapas

Open

1° Ronaldo Silveira 4.680 pontos
2° Ramiro Rubim 4.390
3° Guilherme Santos 3.530
4° João Godoy 2.586

Sub-18

1° Cristiano Da Luz 3.266
2° Yuri Barros 3.110
2° Noah Machado 3.110
4° Luiz Mendes 2.830

Sub-16

1° Esdras Morais 4.400
2° Gabriel Ogasahara 4.160
3° Caetano Silveira 3.976
4° Noah Machado 3.460

Sub-14

1° Gabriel Ogasahara 5.720
2° Yuri Gabryel 5.180
3° Henrique Venceslau 4.020
4° Kaue Carmona 3.330

Sub-12

1° Cauã Demski 4.720
2° Michel Demétrio 4.030
3° Enrico Malhado 3.900
4º Yuri Gabriel 3.720

Sub-10 Misto

1º Cauã Demski 6.000
2° Luca Messenger 3.440
3° Matheus Zilio 2.560
4° Davi Scmitz 2.360

Sub- 8 Misto

1° Gustavo Frutuoso 5.440
2° Guilherme Goularts 4.800
3° Bernardo Toscani 4.440
4° Rafael Acom 3.780

Master

1° Ronaldo Silveira 4.886
2° Jussemir Junior 4.460
2° Álvaro Bacana 3.440
4° Adriano Lemos 3.340

Local ASJ

1° Pedro S. Mergner 4.166
2° André Costa 4.050
3° Mateus Vanderling 3.340
4° Emerílson Emerim 2.680

Open Feminino

1° Yasmin Dias 3.110
2° Potira Castaman 3.060
3° Kiany Hyakutake 2.680
4° Maya Carpinelli 2.000
4° Laura Raupp 2.000

Sub-12 Feminino

1° Nalu Demski 4.520
2° Kaylane Antunes 3.720
3° Kyara Antunes 3.340
4° Victória Valenzano 2.940

Surf Adaptado

1° Luciano Nem 6.000
2° Fidel Teixeira 5.160
3° Jackson 4.520
4° Victória Diehl 4.320

Deficientes Visuais

1° Derek Rabelo 2.000
2° Adriano Alves 1.720
3° Jackson 1.460

Adaptado Feminino

1ª Vitória Diehl
2ª Alana