Ecosurf Grumari

Campeões conhecidos no Rio

Circuito ASAG Ecosurf 2018 define os campeões de seis categorias em Grumari, Rio de Janeiro (RJ).

0
Cauã Costa leva a melhor na categoria Open.

A segunda e decisiva etapa do Circuito ASAG Ecosurf 2018 reuniu surfistas de seis categorias em um sábado (10) de confraternização no paraíso ecológico de Grumari, Rio de Janeiro (RJ).

Depois de dois dias de chuva intensa no Rio, o dia amanheceu instável. As ondas chegavam a 1,5 metro, mas a água muito gelada e o forte vento leste não convidavam muito para o surfe.

Se as condições não pareciam boas, ficaram. Boas direitas quebravam no canto direito de Grumari, em frente ao Quiosque do Russo, local onde foram montadas as tendas que serviram de estrutura para a segunda etapa do Circuito da Associação dos Surfistas e Amigos de Grumari.

Foi um dia intenso, com as baterias começando às 9 horas e terminando às 15 horas. Foram seis categorias em disputa e surfe para todos os gostos. A nova geração entrou na água primeiro, instigada pela realização à tarde do evento do Arpoador Surf Clube, na Zona Sul.

Foram quatro categorias decididas em sequência: destaque para o surfista Cauê Ferreira, da nova geração do distrito de Figueira, em Arraial do Cabo, que levou uma equipe uniformizada e no foco para vencer. E Cauê representou, levando a melhor nas categorias Sub 12 e Sub 14.

Visual do paraíso ecológico de Grumari.

Já na Sub 16 o melhor foi Diego Brigido, que travou um duelo com Gustavo Henrique e Sany Oliveira. Nessa final, Diego foi cirúrgico, surfando uma boa direita no início da bateria e garantindo o título por menos de um ponto de diferença, em uma outra direita já nos cinco minutos finais de bateria. Nessa, Gustavo foi o segundo, com Sany em terceiro.

Na outra final da manhã, no Feminino Sub 16, em uma bateria com apenas duas atletas, Tainara Vieira bateu Nathalia Vicente, a segunda colocada.

Na sequência começou a categoria Open, principal do evento, com 28 inscritos. Foram quatro fases até ser conhecido o campeão. Final com quatro atletas que se destacaram: Thomas Smith, Fabiano Passos, Joel Dantas e Cauã Costa.

Aliás, Cauã não mostrou o surfe habitual nas primeiras apresentações. Mas na final estava iluminado. As melhores ondas vieram pra ele, que soube aproveitar as condições. Quem chegou mais perto foi Thomas Smith, muito a vontade nas ondas do Grumari, surfando bem encaixado. Thomas terminou em segundo, seguido de Joel Dantas e de Fabiano Passos, que não encontrou as ondas na decisão.

Fechando a etapa, na categoria Feminina Sub 12, Luana Paes, vencedora da primeira etapa, voltou a dominar as ações e levando a melhor no duelo contra Sofia Tinoco, que colocou pressão na adversária, mas finalizou em segundo. Vale destacar a coragem das meninas, em um mar pesado, com bastante corrente.

Ações ambientais Como não poderia ser diferente, o evento teve um foco especial na questão ambiental. O Parque Municipal do Grumari recebeu com esforço uma atitude de prevenção e preservação da entidade local ASAG, em preservar a área, a organização do Ecosurf deu destaque à ação de conscientização de limpeza das praias realizada pelos jovens surfista, educação ambiental realizada pela CTA – Meio Ambiente e na colocações de mourões como proteção da área de vegetação com o apoio da Sercon Jardinagens.

A segunda etapa do Circuito Ecosurf Grumari 2018 foi uma realização da Associação de Surfistas e Amigos do Grumari – ASAG com apoio técnico da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro e Associação Brasileira de Surf Profissional. Apoio institucional da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro e Subsecretaria de Promoção de Eventos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Apoio: Atual Clube de Benefícios, Panelinha Bar Restaurante, Sercon Jardinagens, Quiosque do Russo, Super Rede Supermercados Barra e Ilha de Guaratiba, Beach Bum filtro solar, Era Gospel, Monster energéticos e Indo Dreams Tours.

Resultados

Sub 16 Masculino

1 Diego Brigido
2 Gustavo Henrique
3 Sany Oliveira
4 Lucas Simões

Sub 14 Masculino

1 Cauê Ferreira
2 Matheus Guimarães
3 João Vitor Coutinho
4 Antonio Carvalho

Sub 12 Masculino

1 Cauê Ferreira
2 Gabriel Dantas
3 Antonio Carvalho
4 João Vitor Coutinho

Sub 16 Feminino

1 Tainara Vieira
2 Nathalia Vicente

Sub 12 Feminino

1 Luana Paes
2 Sofia Tinoco
3 Sarah Osório
4 Leticia Calleia

Open

1 Cauã Costa
2 Thomas Smith
3 Joel Dantas
4 Fabiano Passos