Arpoador Clássico 2022

Janela aberta no Rio

Prazo para o Cerveja Praya Arpoador Clássico 2022 vai até o final do mês de setembro. Organização aguarda dois dias épicos para o surfe para realizar o evento.

0
Organização aguarda dois dias épicos para o surfe para realizar o Arpoador Clássico 2022.

Está oficialmente aberto o período de espera por ondas do evento mais aguardado no berço do surf carioca, o Cerveja Praya Arpoador Clássico 2022. Realizado desde 2006 apenas quando a máquina de esquerdas do Arpex é ligada, a janela da edição deste ano irá até o final do mês de setembro, podendo ser prorrogada caso seja necessário.

Apresentado pela Cerveja Praya e contando com co-patrocínio da Hang Loose pelo segundo ano consecutivo, o evento terá disputas em quatro diferentes categorias, Open (sem limite de idade), Grand-Master (a partir de 40 anos), Grand-Kahuna (a partir de 50 anos), e Feminino (para mulheres de quaisquer idades). Além destas categorias, haverá duas baterias de apresentação para homenagear alguns dos veteranos locais que ajudaram a construir a história do surfe no Brasil, os “Legends” (pranchinha e pranchão).

Na última edição, realizada em setembro de 2021, as baterias especiais dos Legends trouxeram de volta ao pico alguns ícones do surfe brasileiro, como Rico de Souza, Cauli Rodrigues, Ricardo Bocão, Otavio Pacheco, dentre outros, que depois de anos tiveram novamente a oportunidade de desfrutar do line-up clássico do Arpex só para eles.

Além do resgate da história, o Arpoador Clássico 2021 ficou marcado pela performance dominante de um dos seus filhos mais pródigos, o jovem surfista oriundo da comunidade do morro do Cantagalo, Anderson Carvalho “Pikachú”. O atleta, que deu os seus primeiros passos com a ONG Favela Surf Clube e que foi forjado nas categorias de base do Arpoador Surf Club, venceu a categoria Open com autoridade, se tornando tricampeão do circuito local.

Anderson Pikachu venceu a edição de 2021 do evento.

A edição deste ano promete show de surfe, alto astral, confraternização de diferentes gerações, e conscientização ambiental, marcas registradas dos eventos do Arpoador Surf Club.

Fiquem ligados no Waves e no Instagram @arpoadorsurfclub para informações sobre a chamada.

Sobre o Arpoador Surf Club – Em meados dos anos 60, quando o surfe era visto como uma ameaça à ordem social, sendo duramente reprimido pela ditadura, os surfistas e frequentadores da praia se uniram para criar o Arpoador Surf Club.

No final de 1966, um grupo de 80 pessoas assinou a Lista de Fundação do primeiro clube de surf do Brasil. Jovens dos 12 aos 30 anos, homens e mulheres, famosos e anônimos, participaram desse sonho.

Os primeiros surfistas do Arpoador conquistaram feitos importantes para o crescimento e consolidação do esporte. Sem distinção de gênero, classe social e idade, muitos desses jovens desejavam a construção de uma sociedade livre.

Armando Serra (de camisa floral) é o fundador do ASC de 1966.

Atualmente, o ASC é o clube de surfe carioca que possui o maior quadro social, com mais de quatrocentos (400) associados cadastrados. Fazem parte deste grupo desde a novíssima geração local até ícones do surfe carioca, além de integrantes do Arpoador Surf Club original (como Armando Serra, Fabio Kerr e Fernanda Guerra). A idade média dos sócios-atletas quites é de 40 anos, sendo a maioria moradora da zona sul carioca (Copacabana, Ipanema e Leblon), mas, tendo a companhia de atletas de outros bairros do Rio e de outros municípios fluminenses, além de representantes de outros Estados e também de outros países.

Confraternização de abertura – Foi realizada na última quinta-feira (4) no quiosque La Carioca, na Praia do Leblon, uma confraternização de associados do Arpoador Surf Club para lançamento do Arpoador Clássico 2022. Armando Serra, um dos fundadores do ASC em 1966 esteve presente para celebrar a continuidade do clube junto aos seus sucessores.

O Cerveja Praya Arpoador Clássico 2022 é uma realização do Arpoador Surf Club – ASC com patrocínio da Cerveja Praya, co-patrocínio da Hang Loose, e o apoio da Monster Energy, Oceanside Surfboards, Boards Co, SunTech, Maxime, La Carioca, Super Food, Kilhas Surf Club. Divulgação do Waves e apoio institucional da FESERJ e da Prefeitura do Rio.

Evento: Cerveja Praya ARPOADOR CLÁSSICO 2022

Categorias: Open (aberto) | Grand-Master (40+) | Grand-Kahuna (50+) | Feminino (aberto local) | Legends Longboard (convidados c/ 60+) | Legends (convidados c/ 60+)

Período de Espera: agosto a setembro (prorrogável)

Local: Praia do Arpoador (da Terceira Laje até o Arpoador Inn)

Patrocínio: Cerveja Praya

Co-patrocínio: Hang Loose

Apoio: Monster Energy | Oceanside Surfboards | Boards Co | SunTech | Maxime | La Carioca | Super Food | Kilhas Surf Club

Divulgação: Waves

Apoio institucional: FESERJ | Prefeitura do Rio

Realização: Arpoador Surf Club – ASC

Agradecimentos: Subprefeitura da Zona Sul, SMEL, 3º GMAR, 14ª Delegacia De Polícia Civil, 23º Batalhão De Polícia Militar, e Favela Surf Clube.