Circuito Baiano

Campeões coroados no Itacarezinho

Confira campeões da última etapa do circuito baiano 2023, disputada na Praia do Itacarezinho, Itacaré (BA).

Circuito Baiano, Praia de Itacarezinho, Itacaré (BA)

Altas ondas marcaram a etapa final do Campeonato Baiano de Surf neste último final de semana. Depois de passar pela Praia do Forte, Belmonte, Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, Ilhéus e Salvador, chegou a vez de Itacaré receber mais um evento do circuito de 2023.

Entre os dias 24 e 26 de novembro, a Praia de Itacarezinho recebeu atletas de cinco modalidades, incluindo o Handsurf, Bodyboard e OC-4 Surf – que estrearam este ano no ranking da Federação Baiana de Surf.

Depois de um dia de muito sol e ondas tímidas, no sábado, a Praia de Itacarezinho mostrou toda a sua potência nas finais do domingo. Cerca de 60 atletas, de nove cidades da Bahia e Alagoas, se distribuíram entre as categorias de Surf Master (+35), Kahuna (+45) e Legend (+55); Longboard Open, Master e Feminino; Bobyboard Open e Feminino; Handsurf e OC-4 Surf, que é o surfe praticado em canoas havaianas.

As baterias finais foram disputadas onda a onda, com algumas viradas de pontuação nos instantes últimos minutos. Mais uma vez, a categoria Legend foi uma das mais aclamadas, com grandes nomes da história do esporte baiano disputando e inspirando as novas gerações.

O Longboard Feminino também marcou presença, incluindo a disputa de mãe e filha, Julieta Montero e Manuelle, de 9 anos, na mesma bateria.

A etapa da Praia do Itacarezinho manteve as premiações em dinheiro para as categorias Master e Longboard, além de blocos de pranchas. Os campeões do Bodyboard e Hhandsurf receberam pranchas e acessórios e todos os atletas receberam kits da FBSurf, além de troféus ou medalhas. O circuito valeu pontos para o ranking anual da FBSurf, que dá direito aos atletas a pleitear auxílios como o Bolsa Atleta.

Com o encerramento do Campeonato Baiano, a FBSurf celebra um ano de muitas conquistas. Ter realizado um campeonato com oito etapas, distribuídas entre o Litoral Norte, o Extremo Sul e o Sul da Bahia, incluindo uma etapa na capital Salvador, é considerado uma grande conquista, segundo a organização.

A Bahia também se destacou em competições nacionais e internacionais. Sua equipe de base (Sub 8 a Sub 18) participou de todas as etapas do campeonato brasileiro, sendo a equipe nordestina melhor colocada no ranking final, com o 5º lugar, e o título da atleta Maria Eduarda César como a campeã brasileira da categoria Sub 16.

No Parasurf, quem brilhou foi Dijackson Santos, também conhecido como Gato de Botas, que se tornou Campeão Brasileiro e garantiu uma vaga no Mundial ISA de Parasurf na Califórnia (EUA). Dijackson Santos demonstrou toda a sua habilidade e conquistou o título internacional, colocando a Bahia no alto do pódio.

Resultados

Surf Master (+35)

1 Wallace Sampaio
2 Alanderson Martins
3 Marcelo Alves
4 Fernando Eloy

Surf Kahuna (+45)

1 Jerônimo Bomfim
2 Adriano Prado
3 Marcelo Bacana
4 Jr. Man

Surf Legend (+55)

1 Gabriel Macedo
2 Paulo Falcon
3 Ewandro Balalai
4 Pauletti

Longboard Open

1 Luan Araújo
2 Alanderson Martins
3 Daniel Chaves
4 Wanderson Santos

Longboard Master

1 Daniel Chaves
2 Alandreson Martins
3 Jonas Santos
4 Fernando Eloy

Longboard Feminino

1 Lara Rodrigues
2 Cecília Alves
3 Julieta Montero
4 Manuelle Montero

Handsurf

1 Lucas Nelli
2 Jonatas Lins
3 Wellington Santos
4 Delmivar

Bodyboard Open

1 Lucas Santos
2 Andre Borges
3 Lucas Rodrigues
4 Gabriel Santos

Bodyboard Feminino

1 Talita Dias
2 Thianda Mayrink
3 Liz Bensabath
4 Isabela Lobo

OC-4 Surf

1 CPP Extreme Porto
2 CPP Extreme Arraial
3 CPP Jamaica

Exit mobile version