Paulo Barcellos

Da prancha às câmeras

Ex-campeão mundial de bodyboard, Paulo Barcellos prepara exposição com cliques dos cartões-postais do Rio de Janeiro (RJ).

0

Paulo Barcellos ficou conhecido no Brasil e no mundo ao ganhar o título de campeão mundial de bodyboard no ano 2000. Ao longo de quase 20 anos de carreira, ele contabilizou 18 temporadas no Havaí, 17 no Taiti e dez no Chile, e a sua relação íntima com o mar não parou por aí.

Em 2010 esse paulista criado na praia de São Conrado, no Rio de Janeiro (RJ), resolveu expandir os seus horizontes e iniciou sua carreira como fotógrafo de surfe. Depois de uma longa temporada fora do Brasil, em 2020 Paulo está de volta ao Rio de Janeiro, sua cidade do coração. Para marcar o seu retorno, o artista preparaa uma exposição inédita com fotos de cartões-postais da cidade, capturados de dentro do mar.

Na mostra “Retratos do Rio” cenários são revelados pelo ângulo de ondas cristalizadas, areias coloridas, e mosaicos poéticos sem fim. A luz atravessa ondas gigantes e emoldura as lindas montanhas da cidade, criando uma sensação de paz e beleza onde não há espaço para o caos. A exposição estava prevista para acontecer em março, mas acabou adiada devido à pandemia de coronavírus e uma nova data será revelada pelo bodyboarder.

Este ano Paulo completa 10 anos de uma bem sucedida trajetória como fotógrafo. Hoje ele é diretor e produtor audiovisual, coleciona fotos publicadas nas principais revistas de surfe do mundo e se tornou um ícone do esporte, na prática e no registro. Suas fotos e vídeos são conhecidos pelos ângulos ousados, tirados praticamente de dentro dos tubos e swells e que impressionam pelo realismo e beleza.

O tamanho do mar nunca assustou o bodyboarder e fotógrafo. Paulo morou no Havaí durante 10 anos, de frente para Pipeline, onde se formam umas das maiores ondas do mundo. Foi nesse quintal que ele realizou seus principais registros de competições importantes. Já foram capturados por suas lentes nomes como Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Carlos Burle e Kelly Slater.

Seu trabalho ganhou o mundo. Para a sua empreitada no universo audiovisual, Paulo criou a Barcellos Imagens e produziu programas como “Alma Salgada”, com o campeão mundial Adriano Souza e “Eu Maya Gabeira”, com a renomada surfista brasileira, além de especiais como “The View Of The Blue Moon”, com John John Florence.