Itacoatiara Pro

Mundial desembarca no Rio

Tradicional etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, Itacoatiara Pro é confirmado para junho e ganha contornos de um grande festival esportivo.

0
Visual de Itacoatiara durante o Mundial de 2017.

O Itacoatiara Pro, tradicional etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, foi confirmado para em Niterói (RJ), entre os dias 15 de junho e 1° de julho.

A principal novidade deste ano é que o evento estará dividido em dois momentos distintos: o Grand Slam, válido como etapa do APB World Championship Tour, e a Série Brasil, valendo como uma das etapas do Circuito Brasileiro de Bodyboard.

A competição terá, em sua sétima edição consecutiva, uma programação que inclui atividades esportivas, socioambientais e muito entretenimento.

A APB (Association of Professional Bodyboarders) reformulou o circuito para dar mais visibilidade aos atletas e os eventos que acontecerão na Austrália, Brasil, Chile, Ilhas Reunião e Portugal receberão, exclusivamente, os atletas da categoria Profissional Masculino.

Atleta das Ilhas Canárias, Diego Cabrera é o atual campeão do evento.

Nesse formato, os competidores entrarão na água três vezes, sem o risco de eliminação, e a soma de suas melhores ondas surfadas irá classificar os 16 primeiros para as fases decisivas.

Essa mudança no formato do Circuito Mundial levou a organização do Itacoatiara Pro a incluir, após o Grand Slam, uma nova competição que se chamará Itacoatiara Pro Série Brasil, e que será uma etapa da CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboard), oficialmente válida para o Circuito Brasileiro, com a participação de mais de 120 atletas, contemplando desde as categorias de base até os profissionais em ambos os sexos.

Dessa forma, o Itacoatiara Pro ganha contornos de um grande festival esportivo, com uma premiação que ultrapassa R$ 100 mil e que contará com a participação de mais de 200 atletas de pelo menos 25 nacionalidades.

A Prefeitura de Niterói, através do Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, deu na última semana o sinal verde para a realização da etapa. “O Itacoatiara Pro é um evento internacional muito importante para a cidade, que gera muitos benefícios econômicos para a região, mostrando todo o nosso potencial nos esportes radicais. As nossas ondas estão entre as melhores do Mundo para o bodyboard e ficamos muito felizes em receber e apoiar eventos desse porte”, comenta.

José Guilherme Azevedo, presidente da Neltur, com o Prefeito de Niterói Rodrigo Neves, além de Giuliano Lara e Luiz Carlos Gallo.

Principal acontecimento esportivo de Niterói, o mundial de bodyboard é transmitido ao vivo para mais de 125 países e incluiu a praia de Itacoatiara na rota obrigatória dos surfistas que buscam ondas grandes e desafiadoras.

“Acredito muito no potencial de eventos como fonte geradora de turismo. O Itacoatiara Pro transformou o mês de junho em uma espécie de alta temporada turística aqui na cidade e os vídeos produzidos permitem que milhões de pessoas conheçam Niterói através da TV e da internet”, afirma o presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo. “É uma excelente oportunidade de promover nossos atrativos turísticos”, destaca.

Itacoatiara Pro – Galeria de campeões

2012 – Dave Winchester (Austrália)
2013 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião)
2014 – Jared Houston (África do Sul)
2015 – Amaury Laverhne (Ilhas Reunião) e Tanner McDaniel (Havaí – Pro Junior)
2016 – Alex Uranga (País Basco), Isabela Sousa (Brasil) e Diego Gomes (Brasil – Pro Junior)
2017 – Diego Cabrera (Ilhas Canárias), Ayaka Suzuki (Japão) e Nelson Flores (Chile – Pro Junior)