Itacoatiara Pro

Início programado

Segunda etapa do Mundial de Bodyboarding, Itacoatiara Pro 2018 começa neste sábado (16), em Niterói (RJ).

Jared Houston marca presença no Itacoatiara Pro 2018.

Tudo pronto! Pelo sétimo ano consecutivo, Niterói (RJ) será a casa brasileira do Circuito Mundial de Bodyboarding. Com previsão de mais 200 atletas de diversos países, o Itacoatiara Pro 2018 tem início programado para este sábado (16), e ao que tudo indica, as competições podem ter início já no primeiro dia da janela de espera, com check in marcado para as 6h30.

Com 11 dias de período, o Mundial precisa de apenas quatro dias para ser finalizado, o que dá a organização a possibilidade de promover as disputas nas melhores condições do mar, e a expectativa é de que as primeiras baterias aconteçam neste sábado.

E mesmo antes de começar, o Itacoatiara Pro já está marcando história. Pela primeira vez desde que foi idealizado, o evento será disputado em dois momentos, com as disputas do Mundial e do Circuito Brasileiro, que ocorre entre os dias 28 de junho e 1º de julho. No total, são esperados mais de 200 competidores. “Mais uma vez o Itacoatiara Pro faz história. Esperamos mais de duas centenas de competidores de diversos países e estados da Federação em duas semanas de muito esporte, turismo e lazer. Com certeza será a maior edição do evento”, ressalta José Guilherme Azevedo, Presidente da Neltur.

No total serão distribuídos R$ 135 mil em premiação ao longo dos eventos, além de pontos importantes nos rankings mundial e brasileiro. Válido como etapa Grand Slam Series do APB World Championship, o Itacoatiara Pro faz parte de um seleto grupo de eventos premium com pontuação maior e formato diferenciado.

Tanner McDaniel lidera do ranking da APB.Tony D'Andrea
Tanner McDaniel lidera do ranking da APB.

Inaugurado em Arica, no Chile, o novo formato do Circuito Mundial será utilizado no Itacoatiara Pro. As triagens continuam com o mesmo formato, abertas para todos os atletas e com baterias de quatro competidores, e na etapa brasileira garantem seis vagas para o evento principal. Os seis classificados farão companhia aos tops, pré-classificados, e a mais três convidados, compondo um grupo de 32 atletas no evento principal.

Os trinta e dois atletas são divididos em oito baterias com quatro competidores cada, sendo que todos caem três vezes na água, em baterias alternadas. A soma das três melhores ondas de cada atleta, independente da bateria, será válida para classificar os 16 melhores para o round 4. A partir da quarta fase, os atletas se enfrentam em baterias no formato homem a homem até a definição da final que apontará o campeão do evento.

Itacoatiara Pro Serie Brasil

Ao término da janela de espera do Circuito Mundial, as emoções voltam-se para as disputas da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding, para quatro dias de muitas emoções. Com previsão de recorde de inscritos, o Itacoatiara Pro Serie Brasil dá sequência ao circuito nacional que teve início em abril, em Balneário Camboríu (SC).

“Estamos bem animados com a presença de tantos atletas de alto nível em Itacoatiara. Com certeza serão dias especiais para o esporte em Niterói. O Itacoatiara Pro é uma das maiores competições esportivas da nossa região e é um privilégio poder acompanhar de perto tantos ídolos do esporte. Com certeza será um belo espetáculo”, avalia o Secretário Municipal de Esportes Luiz Carlos Gallo.

Roberto Bruno e Dudu Pedra são alguns dos brasileiros inscritos na prova.Divulgação
Roberto Bruno e Dudu Pedra são alguns dos brasileiros inscritos na prova.

Brasileiros em busca do primeiro título

Desde que foi realizado pela primeira vez, o Itacoatiara Pro jamais viu um brasileiro vencer a competição na categoria masculina. Entre os brasileiros escalados para tentar quebrar tabu estão Uri Valadão (BA), Eder Luciano (SC), Roberto Bruno (CE) e Dudu Pedra (RJ), membros dos tops-24, e João Zik (RJ) e Sócrates Santana (RJ), convidados do evento. Além disso, o país pode contar com mais atletas no evento principal, já que a triagem indicará mais seis atletas para a fase mais importante da competição.

Entre os estrangeiros, destaque para os que já venceram em Itacoatiara. Amaury Laverrne (Ilhas Reunião), campeão em 2013 e 2015, Jared Houston (África do Sul), vencedor da etapa em 2014, Alex Uranga (País Basco), detentor do caneco de 2016, e Diego Cabrera (Ilhas Canárias), atual campeão, são alguns dos favoritos. Além deles, a lista de “gringos” é composta ainda pelo atual campeão mundial Iain Campbell (África do Sul) e pelo líder do ranking mundial, Tanner McDaniel (Havaí), que mostrou toda sua versatilidade no último fim de semana ao vencer a etapa de Arica com uma bateria perfeita de 20 pontos na decisão contra o francês Pierre Louis Costes.

Galeria de campeões do Itacoatiara Pro

2012 Dave Winchester (Austrália)
2013 Amaury Laverhne (Ilhas Reunião)
2014 Jared Houston (África do Sul)
2015 Amaury Laverhne (Ilhas Reunião) e Tanner McDaniel (Havaí – Pro Junior)
2016 Alex Uranga (País Basco), Isabela Sousa (Brasil) e Diego Gomes (Brasil – Pro Junior)
2017 Diego Cabreara (Ilhas Canárias), Ayaka Suzuki (Japão) e Nelson Flores (Chile – Pro Junior)

Exit mobile version