Itacoatiara Pro

Mundial dá a largada

Depois de muita espera, etapa do mundial de bodyboard é iniciada com a disputa de todas as baterias da primeira fase em Itacoatiara, Niterói (RJ).

0
Francês Pierre Louis Costes tem o melhor desempenho do primeiro dia.

A espera foi longa, mas as ondas finalmente chegaram na última terça-feira (18) em Niterói. Após realizar a primeira chamada do dia logo cedo, a organização do Itacoatiara Pro esperou até às 11 horas, quando as condições melhoraram para o início do evento principal da etapa Grand Slam do APB World Tour.

Um round de oito baterias foi realizado sendo que dezesseis atletas avançaram diretamente ao Round 3 enquanto a outra metade disputa a repescagem nesta quarta-feira, último dia da janela de espera do Itacoatiara Pro.

Bicampeão mundial, o francês Pierre Louis Costes foi o autor do maior somatório do dia com 14.74 pontos em 20 possíveis na quarta bateria do dia, a mesma que classificou o bicampeão mundial Pro Junior, Sócrates Santana, na segunda posição.

Pouco antes, na bateria anterior, o local João Zik também teve ótima performance e avançou diretamente para o Round 3 ao vencer a disputa, classificando-se ao lado do chileno Cristobal Fernandes.

Local do pico, João Zik avança direto para a terceira fase.

Logo na bateria de estreia o Brasil confirmou seu primeiro representante na terceira fase com Marcelo Barros conquistando a vaga em bateria vencida pelo havaiano Sammy Morrentino. Já na segunda foi a fez do baiano Gabriel Braga carimbar passaporte para a terceira fase ao lado do canário Diego Cabrera, campeão do Itacoatiara Pro 2017.

Falando em campeão, o atual detentor do título do Itacoatiara Pro, o sul-africano Iain Campbell, mostrou que segue afiado nas ondas de Niterói e avançou em primeiro lugar em sua bateria de estreia. Finalista em 2018, o também sul-africano Tristan Roberts é outro que está garantido no Round 3 após superar os adversários na sexta bateria do dia.

A dupla australiana Davis Blackwell e Lewy Finnegan também está confirmada no Round 3 após ambos vencerem na estreia, em Itacoatiara. As outras quatro vagas ficaram com Sergio Junior (BRA), David Barbosa (BRA), Patrick Orr (HAV) e Tanner McDaniel (HAV).

Último dia em Itacoatiara

O último dia do Itacoatiara Pro terá início logo às 7 horas da manhã e a expectativa é de que o campeão seja conhecido próximo das 17 horas. A quarta-feira terá início com as disputas da repescagem e nomes de peso do cenário mundial buscam a sobrevivência na competição. E logo de cara um ídolo local cai na água em busca da vaga. Dudu Pedra encara os australianos George Humpreys e Joshua Kirkman, além do francês Maxime Castillo em um dos duelos mais equilibrados da repescagem.

Na segunda bateria os brasileiros Uri Valadão e Hermano Castro medem forças com o marroquino Brahim Iddouch e com o chileno Kevin Torres, enquanto o terceiro embate será entre os brasileiros Isaias Ravyc, Eder Luciano e Adejaldo Silva e o chileno Yoshua Toledo. Fechando a repescagem o local Kalani Lattanzi tem pela frente os chilenos Alan Munoz e Nelson Flores e o francês Maxime Ausina

Previsão e cronograma

Ao que tudo indica a quarta-feira será o melhor dia dentro do período de espera do Itacoatiara Pro. O mar reagiu nesta terça-feira e a decisão da organização em manter o evento em espera foi mais do que acertada. Nesta quarta-feira estão programadas as quatro baterias do Round 2 (repescagem), seguidas de oito baterias do Round 3 e mais quatro baterias de quatro. As quartas, semis e a final serão disputadas no formato homem a homem.

A chamada para o último dia do Itacoatiara Pro acontece às 7 horas desta quarta-feira (19).

Repescagem do Itacoatiara Pro

1 Joshua Kirkman (AUS) x Dudu Pedra (BRA) x Maxime Castillo (FRA) x George Humpreys (AUS)
2 Uri Valadão (BRA) x Hermano Castro (BRA) x Brahim Iddouch (MAR) x Kevin Torres (CHI)
3 Isaias Ravyc (BRA) x Eder Luciano (BRA) x Yoshua Toledo (BRA) x Adejaldo Silva (BRA)
4 Alan Munoz (CHI) x Nelson Flores (CHI) x Kalani Lattanzi (BRA) x Maxime Ausina (FRA)

Terceira fase

1 Sammy Morrentino (HAV) x Gabriel Braga (BRA) x atleta classificado da repescagem
2 Diego Cabrera (CAN) x Marcelo Barros (BRA) x atleta classificado da repescagem
3 João Zik (BRA) x Socrates Santana (BRA) x atleta classificado da repescagem
4 Pierre Louis Costes (FRA) x Cristobal Fernandes (CHI) x atleta classificado da repescagem
5 Iain Campbell (AFS) x David Barbosa (BRA) x atleta classificado da repescagem
6 Tristan Roberts (AFS) x Sergio Junior (BRA) x atleta classificado da repescagem
7 Davis Blackwell (AUS) x Tanner McDaniel (HAV) x atleta classificado da repescagem
8 Lewy Finnegan (AUS) x Patrick Orr (HAV) x atleta classificado da repescagem