Itacoatiara Pro

Eder nas quartas

Eder Luciano avança às quartas de final do Itacoatiara Pro; Sócrates Santana, Uri Valadão e Dudu Pedra ficam em nono lugar.

0
Eder Luciano é o único brasileiro nas quartas de final do Itacoatiara Pro.

Um duelo de gerações será a grande atração do dia decisivo do Itacoatiara Pro 2018, etapa brasileira do Circuito Mundial de Bodyboarding, marcado para esta terça-feira (26).

Liderados pelos talentosos Tanner McDaniel, do Havaí, e Tristan Roberts, da África do Sul, os atletas da nova geração chegam com força, mas precisam passar por figuras conhecidas do tour, como os campeões mundiais Jared Houston (AFS), Pierre Louis Costes (FRA) e Iain Campbell (AFS).

Além disso, os holofotes do último dia estarão também voltados para o catarinense Eder Luciano, único atleta do Brasil remanescente na competição.

Em um dia de repleto de emoções a segunda-feira começou com as baterias derradeiras do Round 3, que definiram os dezesseis classificados para a quarta fase. Enquanto as disputas se desenrolavam os sentimentos eram diferentes, com atletas precisando de ondas decisivas para avançar para as oitavas de final, enquanto alguns faziam contas para garantir a classificação mesmo fora d´água.

Tristan Roberts brilha nas ondas niteroienses.

Após a definição dos dezesseis melhores a organização aproveitou as boas condições do mar e deu sequencia na competição promovendo as oito baterias que definiram as quartas de final. Com a melhor performance das oitavas de final, Maxime Castillo foi o primeiro a garantir presença no dia decisivo eliminando o ídolo local Dudu Pedra, ao somar 16,25 pontos.

“É sempre difícil encarar um atleta local, ainda mais quando é o Dudu Pedra. Eu sabia que seria difícil, mas sabe quando você está em um dia bom e as coisas acontecem para você? Então, hoje eu senti que era meu dia. Depois de garantir vaga para as oitavas eu sabia que no formato homem a homem eu poderia me sair muito bem e foi o que aconteceu. Estou feliz por ter passado para o dia final”, disse Maxime Castillo, que nas quartas de final enfrenta Jared Houston, único campeão do Itacoatiara Pro remanescente no evento.

Dono da melhor performance da fase de classificação, o bicampeão mundial Amaury Lavernhe cruzou logo de cara com o sul-africano Tristan Roberts. Campeão das etapas de Port Alfred (África do Sul) e Antofagasta (Chile) do circuito mundial em 2018, Tristan mostrou que está entre os favoritos avançando em uma das baterias mais apertadas do dia.

“Quando eu vi que meu encaixe de bateria contra o Amaury eu sabia que não seria fácil. Com certeza ele é um dos melhores caras do tour. Fico feliz em poder passar e nesse tipo de competição toda bateria é uma final, não dá para escolher adversário. Eu estou aqui para ganhar, acho que esse é o objetivo de qualquer atleta, e fico feliz em ver que nós da nova geração estamos puxando o nível”, afirmou Tristan Roberts, que fará pela frente um duelo com Tanner McDaniel, atual líder do ranking mundial e campeão do Arica Pro.

Itacoatiara mostra sua força novamente.

Em uma das melhores baterias do dia, o bicampeão mundial Pierre Louis Costes (FRA) achou duas boas ondas para eliminar o australiano Lachlam Cremsie. Com a vitória garantida, o francês terá pela frente o chileno Alan Muñoz, responsável pela eliminação do brasileiro Uri Valadão, da Bahia.

A última bateria das quartas de final será formada pelo atual campeão mundial, Iain Campbell (AFS) e o catarinense Eder Luciano. Para chegar até as quartas, Iain precisou passar pelo também brasileiro Sócrates Santana. Após uma bateria extremamente apertada, Iain falou sobre a vitória. “Eu tenho um respeito enorme pelo Sócrates e por tudo que ele faz. É um atleta muito talentoso e eu vejo um futuro enorme para ele”.

Atual campeão do tour, Iain vem de uma sequencia incrível de resultados. Nos últimos dez eventos que disputou, o sul-africano subiu ao pódio em oito deles. “Quanto a me manter consistente em todos os eventos posso dizer que é resultado de muito trabalho. Eu gosto de dizer que sigo o mantra do Dave Hubbard, que diz competir toda bateria como se fosse a última. Eu adoro vir para o Brasil e competir aqui, fico feliz por ter passado mais uma vez para o dia final”, afirma Iain Campbell.

Atual líder do ranking, Tanner McDaniel também segue na briga.

Eder Luciano é a esperança de acabar com a escrita brasileira em Itacoatiara

Foi somente na última bateira das quartas que o Brasil viu um atleta local garantir vaga no dia decisivo. Após a eliminação dos nove demais representantes do país na disputa, coube a Eder Luciano manter viva a esperança de um brasileiro vencer o Itacoatiara Pro pela primeira vez. E o feito pode vir justamente em um dia especial para o catarinense, afinal nessa terça é seu aniversário.

“Essa é a terceira vez que chego ao dia decisivo do Itacoatiara Pro na data do meu aniversário e dessa vez quero muito ganhar. Vou pegar a energia de todos os brasileiros que querem ver um atleta daqui ser campeão. Estou bem treinado, focado, com as pranchas boas e bem fisicamente, então agora é ir pra cima com todas as forças”, avalia Eder.

A última chamada do Itacoatiara Pro acontece nessa terça-feira (26), às 7h.

Campeão mundial Iain Campbell frustra torcida brasileira ao vencer Sócrates Santana.

Quartas – 1º avança para as semifinais/ 2º eliminado = 5º lugar no campeonato, 5.000 pontos

1 Maxime Castillo (FRA) x Jared Houston (AFS)
2 Tristan Roberts (AFS) x Tanner McDaniel (HAV)
3 Pierre Louis Costes (FRA) x Alan Munoz (CHI)
4 Iain Campbell (AFS) x Eder Luciano (BRA)

Round 4 – 1º avança para as quartas/ 2º eliminado = 9º lugar no campeonato, 4.000 pontos

1 Dudu Pedra (BRA) 9,75 x 16,25 Maxime Castillo (FRA)
2 Jared Houston (AFS) 12,25 x 11,25 Brahim Iddouch (MAR)
3 Amaury Lavernhe (REU) 13,50 x 14,75 Tristan Roberts (AFS)
4 Tanner McDaniel (HAV) 10,75 x 8,25 George Humphries (AUS)
5 Pierre Louis Costes (FRA) 15,00 x 13,50 Lachlam Cremsie (AUS)
6 Alan Munoz (CHI) 11,65 x 11,60 Uri Valadão (BRA)
7 Iain Campbell (AFS) 13,00 x 11,40 Sócrates Santana (BRA)
8 Eder Luciano (BRA) 12,00 x 8,00 Dino Carmo (POR)

Veja os melhores momentos do domingo: