Brasileiro de bodyboard

Tops estreiam com boas ondas

Presença de campeões mundiais marcou a sexta-feira na Barra do Jucu (ES) e previsão segue otimista para o final de semana.

0

A ondulação na costa do Espírito Santo se mantém firme e na última sexta-feira (24), segundo dia de disputas do Wahine Bodyboarding Pro, o mar esteve mais uma vez com altas ondas na Barra do Jucu. A etapa de abertura do Circuito Brasileiro 2021 tem proporcionado nível altíssimo de competição. Ideal para a estreia dos tops da categoria Profissional Masculino.

Com a realização das baterias dos Rounds 3 e 4 da Pro Masculino, a sexta-feira terminou com a definição dos 16 atletas classificados para as oitavas de final. Campeão mundial em 2008, o baiano Uri Valadão foi um dos destaques do dia. Ele avançou diretamente para o Round 5, sem precisar encarar a repescagem. Com duas ondas intermediárias, o pentacampeão brasileiro e atual detentor do título nacional, levou a melhor na estreia.

Uri Valadão é uma das atrações do Wahine Bodyboarding Pro 2021 na Barra do Jucu (ES). Izabella Nunes
Uri Valadão é uma das atrações do Wahine Bodyboarding Pro 2021 na Barra do Jucu (ES). 

“O mar tem altas ondas, mas é difícil ficar bem posicionado. Foi uma primeira bateria um pouco tensa. Tentei fazer as médias, pois o objetivo era passar em primeiro, independente das notas. Mas vou falar que fiquei com gostinho de quero mais. Agora é focar no próximo round e fazer melhor”, avalia o Baiano Voador.

Quem também se garantiu direto nas oitavas de final foi o local Lucas Nogueira. Experiente e conhecedor do pico da Barra do Jucu, Lucas avançou em primeiro na bateria. “Eu estou em uma fase da minha vida onde me divirto muito. Estou feliz demais com tudo que está acontecendo e acho que isso ajuda na hora de ir para água competir. Você tira a pressão. Eu tenho a gana de vencer o evento, pois é importante para o ranking, mas ao mesmo tempo entrou na água para me divertir. Pretendo continuar assim”, comemorou o capixaba.

Sócrates Santana numa das melhores ondas da sexta-feira.Izabella Nunes
Sócrates Santana numa das melhores ondas da sexta-feira.

Além de Thiago, Uri e Lucas, outros cinco atletas avançaram diretamente do Round 3 para as oitavas, sem passar pela repescagem. Kayque Thomaz (RJ), Luis Villar (SC), Gabriel Braga (BA), Ronieres Viana (ES) e o bicampeão mundial Pro Junior, Sócrates Santana (RJ).

Nas disputas do Round 4 Masculino, muita emoção. Luan Tavares (RJ) e Israel Eduardo (RJ) ficaram com as duas primeiras vagas. Na sequência, Diego Gomes (CE) e Bruno Cajado (ES) avançaram, seguidos por Adejaldo Silva (RJ) e Danilo Coutinho (RJ). Na última bateria da fase, o tricampeão mundial do ISA Games, Eder Luciano (SC) achou duas boas ondas e passou ao lado de Lucas Viana (RJ).

“Nós estávamos falando que ninguém esperava um mar desses. A Barra do Jucu cada comprova que o Espírito Santo tem muita onda boa. Estou amarradão de ter passado e agora voltamos para o jogo. A previsão é muito boa para sábado e domingo”, disse o catarinense.

A sexta-feira foi toda reservada para as categorias dos homens. Além dos dois rounds na Pro Masculino, foram realizadas as disputas dos Round 1 e 2 da Master Masculino, Semifinal da Open Masculino e Round 1 da Sub-16 Masculino.

Entre os atletas mais experientes, destaque para as atuações dos cariocas Gugu Barcellos e Jeff Urdan, do alagoano Tibúrcio Neto e do capixaba Leonardo Andara. Os quatro estão classificados para as semifinais da competição. Além deles, Ronaldo Figueiredo (SC), Francivaldo Borges (ES), Moisés Rocha (SE) e Wagner Gouveia (RJ) ficaram com as outras vagas.

Na categoria Open Masculino, a final está definida. Os cearenses José Augusto e Gabriel Castro, o paranaense Lucas Alves e o alagoano Jose Emanuel decidirão o título. Já na categoria Sub-16 Masculino são seis atletas classificados, formando duas semifinais com três competidores por bateria. Na primeira se enfrentarão Misael Cesário (BA), Frederico Barbalho (RJ) e Felipe de Silva (ES), enquanto na segunda estão Hebrton Cartaxo, Roger Fusculin (PR) e Jeferson Guilherme (ES).

Neste sábado, o terceiro dia do Wahine Bodyboarding Pro promete muitas emoções. A previsão de ondas para sábado é animadora, com boas chances de estreia das mulheres. O check-in está marcado para às 6h com início de competição previsto para 6h30. O link de transmissão para o terceiro dia de competições já está disponível.

O Wahine Bodyboarding Pro é uma realização do Instituto Neymara Carvalho e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Espírito Santo e apresentação da ArcelorMittal. A supervisão da etapa é da CBRASB – Confederação Brasileira de Bodyboarding. A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding conta com o apoio da Pena, Genesis, Real Café, Prefeitura de Vila Velha, Enseado do Suá, VEXS, Farmácia São Rafael, Cabana do Açaí e Misare. Clique aqui para assistir ao vivo no Youtube.