Laje da Besta

Bodysurf ao extremo

No peito e na raça! Bodysurfers desafiam as ondas raras e mortíferas da Laje da Besta, Rio de Janeiro (RJ).

0
Raríssima “A Besta” quebra em uma laje na saída da Baía da Guanabara.

A galera Soul BodySurf começou a monitorar o swell desde a quinta-feira (18), pois a ideia era colocar uma missão em prática que não poderia ter erro. A previsão era de ondas com 3 metros para alguns picos do Rio de Janeiro. A raríssima “A Besta”, onda que quebra numa laje na saída da Baía da Guanabara (RJ), só funciona em condições especiais e ela poderia finamente acordar.

Sem patrocínio e financiamento, tínhamos que escolher o dia certo, então fechamos o barco para o domingo (21) e contamos com a sorte. Éramos em quatro bodysurfers: eu (Julio Cesar Rodrigues – JC), Fabio Eller (Russo), Carlos Souza (GuGa) e Phelipe Rodrigues (PH). Partimos só com nossas nadadeiras (pe de patos), na remada e na pernada para surfar a temida onda da Laje A Besta.

No ano de 2017, em uma missão pra lá, Fabio Eller foi único que conseguiu o drop até então inédito. Naquele ano as condições eram muito difíceis para posicionamento, as ondas não quebravam em um local fixo, o que se tornou uma questão de sobrevivência.

Neste pico, tomar uma série na cabeça pode ser fatal.

Com isso, ficamos monitorando essa onda durante dois anos. Em 2018 chegamos ir lá em um swell, mas não achamos a onda. Esse ano deu tudo certo! Conseguimos ficar bem à vontade no mar, não tinha muita corrente e as ondas quebravam quase sempre no mesmo lugar, facilitando o posicionamento para remada na onda.

O principal ponto era não tomar na cabeça, pois isso poderia ser fatal! Não sabemos ao certo qual tamanho dessa onda, mas isso é o que menos importa para nós. Fizemos por amor ao esporte! Fizemos uma vaquinha para o barco e fomos lá, no peito e na raça.

Gostaríamos de agradecer a galera casca grossa do GMAR que deu grande apoio nas horas mais críticas, aos nossos guerreiros Laercio da Rocha Soares Filho e Bruno Freitas. Agradecimento também ao nosso piloto do barco, mestre Eduardo Souto de Oliveira. Aloha!

Laje da Besta proporciona sessão épica de bodysurf.

A Galera Soul BodySurf ainda contou com os fotógrafos Fernando Amorim, que ficou no barco, e com o Arthur Méier, que foi pra a água. Eles fizeram cliques alucinantes e eternizaram momentos marcantes.

Foi muito irado, pois todos conseguiram dropar a onda. Ninguém foi melhor que ninguém. A cada drop galera gritava muito, vibrando demais! Tudo deu certo! Deus estava no comando sempre! Marcio Couto também deu uma ajuda lá de cima, tenho certeza disso. A energia positiva com adrenalina era fora do comum lá no pico.

Voltando no barco olhei para os olhos de cada um, ninguém conseguia com palavras definir o que tinha acontecido. Geral emocionado. Foi demais! Durante esses 42 anos de vida, posso dizer que foi a minha melhor trip. Fizemos história no surfe de peito e é isso o que importa.

Obrigado família BodySurf! Obrigado Soul BodySurf! Aloha Waves!

A Besta, Rio de Janeiro (RJ).
A Besta, Rio de Janeiro (RJ).
A Besta, Rio de Janeiro (RJ).
Galera Soul BodySurf.