Risk Assessment Group

Big riders reunidos nos Açores

Danilo Couto e Rodrigo Koxa participam de evento sobre segurança, salvamento e técnicas de resgate nos Açores, Portugal.

0
Um dos fundadores do Big Wave Risk Assessment, Danilo Couto ensina técnicas de resgate em Portugal.Miguel Rezendes
Um dos fundadores do Big Wave Risk Assessment, Danilo Couto ensina técnicas de resgate em Portugal.

Nos dias 30 e 31 de março, o município da Ribeira Grande, nos Açores, Portugal, recebeu a equipe do Big Wave Risk Assessment Group (BWRAG) para um evento sobre segurança, salvamento e resgate no mar. O curso contou com a presença de mais de 40 participantes, entre eles os brasileiros Rodrigo Koxa e Danilo Couto.

Inserido na quinta temporada do projeto EDP Mar Sem Fim, o evento teve como principal objetivo compartilhar a qualidade das ondas grandes de Ribeira Grande, além de transmitir as técnicas de segurança e de salvamento extremo que a modalidade exige.

A equipe do BWRAG é composta pelos surfistas Kohl Christensen, Danilo Couto, Brian Keaulana e Pat Chong Tim. Além do recordista mundial Rodrigo Koxa, o evento contou com alguns dos principais big riders de Portugal como João de Macedo, Hugo Vau, Lourenço Katzenstein e Sérgio Cosme.

João de Macedo, da expedição EDP Mar Sem Fim, destaca o evento como um ponto alto dos cinco anos do projeto que saiu em busca das maiores bombas lusitanas. “O Mar Sem Fim tem tido um papel importantíssimo no apoio aos surfistas de ondas grandes. Em Nazaré, com o suporte da Câmara Municipal, conseguimos criar um ‘hangar’ de apoio para os big riders”, relata Macedo.

“Com o apoio da EDP também temos conseguido atribuir bolsas que muito têm ajudado nas conquistas internacionais dos atletas portugueses”, acrescenta.

“Temos o exemplo do Alex Botelho, que levou este ano a Bolsa Tour do EDP Mar Sem Fim e ficou entre os dez melhores classificados no Big Wave Tour. Mas além disso o apoio financeiro do projeto tem contribuído muito para a descoberta de novos spots de ondas grandes em Portugal e a Ribeira Grande é o reflexo das várias expedições que foram feitas ao local”, finaliza Macedo.