Se Prepara

A rotina de Lucas Chumbo

Lucas Chumbo exibe detalhes de sua evolução na websérie Se Prepara, produzida pela Red Bull.

0
Lucas Chumbo visitou as temidas ondas de Teahupoo nesta temporada.

Milhares de quilômetros rodados, praias em países diferentes e grandes resultados na bagagem. Nos últimos dias, Lucas Chumbo viveu uma grande saga ao chegar à final em Jaws (Havaí), pegar ondas incríveis em Mavericks (EUA) e ser coroado, nesta semana, com o título do Punta Galea Challenge, na Espanha. De olho em Nazaré antes de retornar ao Brasil, o big rider não esconde a emoção deste momento e a sua preparação contínua para evoluir.

Clique aqui para ver todos os episódios

“Esse título foi incrível para mim. Depois de todas as viagens, de tudo o que aconteceu em Jaws, para o meu psicológico foi muito bom. Foi mais uma onda perfeita que eu surfei, algo totalmente diferente. Surfe que eu amo fazer, foi perfeito. Meu mestre [Carlos Burle] estava operando. É sempre assim: ele marca algo importante na vida dele e acontece algo na minha, na mesma data. Graças a Deus, consegui finalizar esse evento como campeão. E foi perfeito. Estou muito grato. Dediquei esse evento totalmente para o Burle e, principalmente, para o Léo Neves, que faleceu e é um grande amigo”, comenta o atleta de Saquarema.

Antes de iniciar essa temporada que já traz grandes resultados, Lucas Chumbo fez uma preparação intensa. Um dos protagonistas da série ‘Se Prepara’, produzida pela Red Bull TV, o brasileiro mostrou detalhes das atividades para evoluir a cada dia, como, por exemplo, o treinamento de apneia. Coordenado pelo seu mentor Carlos Burle, ele é posto em uma simulação que espelha condições adversas e condicionado a suportar o desafio.

Treino de apneia:

“O Burle simulando um caldo é muito bom. Além de eu estar mais confortável, sabendo que posso ir ao máximo do meu pulmão, pois se eu apagar, ele vai me levantar, essa rotação é muito importante para conseguir ver a apneia em movimento, não só estática. No último curso que eu fiz, eu bati o tempo de cinco minutos”, afirma Chumbo.

Este aprimoramento técnico é fundamental para diversos momentos, principalmente, quando se toma uma vaca. Recentemente, ele e seu parça Pedro Scooby protagonizaram momentos de tirar o fôlego em Nazaré . E, ao longo dos cinco episódios, Lucas Chianca mostra outros aspectos do seu treinamento, seus rituais antes de grandes eventos e particularidades da alimentação, como a sua aversão à batata frita. “Isso vem desde moleque. Não sei os motivos, mas eu prefiro purê de batata ou ao murro. Aliás, eu amo batata (risos)”.

Agora, após a final em Jaws e o título em Punta Galea, Lucas já está de olho nas ondas de Nazaré e acredita que esta temporada, que se iniciou há pouco, pode ser uma das mais especiais da carreira.

Rituais:

Sobre Se Prepara: Os episódios que contam mais da rotina de Lucas Chumbo já estão disponíveis. Para acessar, é só clicar aqui. Neles, o atleta fala mais sobre seus hábitos, estilo de vida e como lida com a pressão antes de grandes eventos.

Além de Chumbo, atletas como Alison Cerutti, medalhista olímpico de vôlei de praia; Fernanda Maciel, principal nome do Brasil na ultramaratona de montanha; Henrique Avancini, campeão mundial de MTB; Pedro Barros, ícone do skate brasileiro e outros grandes nomes do esporte brasileiro fazem parte da série e compartilham suas rotinas com o público.