Rodrigo Koxa

Treino só para maiores

Rebocado por Alemão de Maresias, Rodrigo Koxa pega umas bombas no treino para o Nazaré Tow Surfing Challenge.

0

Rodrigo Koxa pegou uma bomba na última quinta-feira (9) em Nazaré, Portugal. Segundo ele, o mar estava com ondas entre aproximadamente 40 a 60 pés, de acordo com as estimativas, sendo o maior swell da temporada até agora.

“Falaram que eu peguei a maior do dia”, disse o big rider, sendo rebocado por Alemão de Maresias.

Koxa é detentor do recorde mundial de maior onda surfada na história, uma bomba de 80 pés, ou seja 24,4 metros, em 2017.

“Todo mundo pegou umas boas, um mar de previsão meio esquisita, um vento mais pra maral, meio ladal, bem forte, mais de 30 nós de vento, galera pegou altas ondas, todo mundo deu seu jeito”, disse.

Neste final de semana, dias 12 e 13, acontece o campeonato de ondas grandes promovido pela WSL em Nazaré, e o parceiro de Koxa é o havaiano Keali Mamala.

O Tudor Nazaré Tow Surfing Challenge apresentado pelos Jogos Santa Casa será um evento especial de um dia com equipes de tow-in. São nove equipes compostas por dois competidores, divididas em três grupos.

A competição terá um total de seis baterias de 60 minutos, e cada grupo participa de duas baterias, com cada equipe alternando entre surfar e conduzir o jet.

Além de Rodrigo Koxa, participam os brasileiros Lucas Chianca, Pedro Scooby, Maya Gabeira e Michele Bouillons. O carioca Ian Cosenza defende o time de Portugal.

“Esperamos ondas na faixa de 12 a 60 pés no domingo e na segunda-feira, e estamos acompanhando de perto a previsão para os próximos dias”, disse Jessi Miley-Dyer, vice-presidente dos Tours da WSL e chefe da competição.

“Se a previsão se confirmar, faremos uma chamada no sábado, 11 de dezembro às 12 horas para um potencial Alerta Verde”, informa Miley-Dyer.

Tudor Nazaré Tow Surfing Challenge

Equipe 1: Kai Lenny (HAV), Lucas Chianca (BRA)
Equipe 2: Nic Von Rupp (POR), Pedro Scooby (BRA)
Equipe 3: Rodrigo Koxa (BRA), Keali Mamala (HAV)
Equipe 4: Andrew Cotton (ING), Will Skudin (EUA)
Equipe 5: Axier Muniain (BAS), Francisco Porcella (ITA)
Equipe 6: João de Macedo (POR), Antonio Silva (POR)
Equipe 7: Maya Gabeira (BRA), Sebastian Steudtner (ALE)
Equipe 8: Justine Dupont (FRA), Pierre Rollet (FRA)
Equipe 9: Michelle des Bouillons (BRA), Ian Cosenza (POR)