Tony Laureano

A busca pela maior

Tony Laureano encara a bomba da vida em Nazaré e sonha entrar para o Livro dos Recordes.

0


Como se não bastasse a adrenalina de pilotar um jet-ski no line-up de Nazaré, Portugal, o experiente big rider luso-brasileiro Ramon Laureano tem que lidar com a emoção de rebocar o seu filho Tony, de apenas 18 anos.

Pelo visto, Tony Laureano vem se entendendo muito bem com o seu pai. Em outubro de 2020, ele surfou a maior onda de sua vida. A dupla ainda aguarda por uma medição oficial da bomba, mas têm a ambição de colocá-la no Guinness World Records.

“Nem era para ser minha. Tinha acabado de cair e foi o meu pai que, ao ver que um outro surfista tinha desistido, me perguntou se queria ir na onda. Respondi que sim e, assim que larguei o cabo, era impossível sair. A velocidade e o descontrole foram brutais”, relata Tony.

O big rider de 18 anos já tem no currículo os prêmios de Revelação do Gigantes da Nazaré e Maior Onda na Remada do EDP Mar Sem Fim. Ele ainda é considerado o surfista mais jovem a enfrentar o Canhão de Nazaré, e já ganhou nomeações para o WSL Big Wave Awards no pico lusitano.

Atualmente, o recorde de maior onda da história já surfada pertence ao brasileiro Rodrigo Koxa, que em novembro de 2017 dropou uma morra de 24,38 metros.