Bianca Buitendag

Medalhista anuncia aposentadoria

Bianca Buitendag anuncia aposentadoria após conquista da medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio.

Bianca Buitendag foi eleita rookie do ano em 2013.

Medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio, Bianca Buitendag anunciou a sua aposentadoria do esporte após a estreia do surfe nos Jogos em Chiba, no Japão. A sul-africana tem apenas 27 anos e estreou no CT em 2013.

A surfista anuncia a aposentadoria no ponto mais alto de sua carreira, com a conquista da inédita medalha de prata olímpica. Ela disputou a final dos Jogos na Praia de Tsurigasaki com a havaiana Carissa Moore, que levou o ouro.

Bianca terminou em oitavo lugar na classificação em sua primeira temporada no CT (2013), e foi eleita a rookie do ano. No ano seguinte, conseguiu melhorar ainda mais o seu desempenho, e ficou na sétima posição. A sul-africana consolidava-se como um dos grandes nomes da nova geração.

Em 2015, Bianca confirmou as expectativas e terminou a temporada como número 4 do mundo. Porém neste mesmo ano, a morte do pai abalou profundamente a surfista, que tinha 22 anos.

Desde então, a sul-africana oscilou muito nas competição e acabou fora da elite do surfe mundial. A redenção veio nas Olimpíadas de Tóquio, em que ela ganhou a vaga para participar como melhor surfista africana.

“Que maneira de cruzar a linha final! Esta medalha marca o final de um lindo capítulo na minha vida. Nos Jogos Olímpicos vesti pela última vez a lycra de competição. Desde que o meu pai faleceu, as minhas ambições de vida mudaram drasticamente. O meu coração rapidamente se afastou do objetivo de perseguir notas em baterias. Passaram-se mais de 5 anos, o tempo suficiente para respeitar todos os objetivos a que me propus, ao meu lindo país, a mim e a tantas pessoas. Os jogos olímpicos alinharam-se, coincidentemente, como a oportunidade perfeita para este final”, explicou.

“Saí por cima”, comentou. “Aproveitei todas as oportunidades que o surfe me deu e por razões pessoais e muitas outras, eu estou preparada para a próxima fase da minha vida. É um momento histórico, e só vou perceber a magnitude disso daqui a alguns dias, mas é incrível. Eu acho que choramos porque não temos palavras. E apesar de ser um esporte individual, desta vez estamos representando países”, acrescentou.

Exit mobile version