Neto Ava

Regência XXL

No dia em que completaram-se quatro anos da tragédia ambiental de Mariana, Neto Ava dropa a maior onda já registrada na Praia de Regência (ES).

Praia de Regência, Linhares (ES)

No início de novembro, um swell de sudeste encostou no litoral norte do Espírito Santo, proporcionando ondas grandes em Regência e muitos picos da região. No dia 4, uma segunda-feira, as condições estavam tão cabulosas que ninguém conseguiu surfar na Vila.

Já na terça-feira (5), o swell foi perdendo força ao longo do dia e logo cedo, com auxílio do jet-ski, alguns surfistas conseguiram aventurar-se em um mar com séries de 5 a 6 metros.

O piloto da sessão foi Hugo Caiado, surfista que possui muita experiência nesta onda. E nesse mesmo dia registramos na Praia de Regência a maior onda já surfada por lá.

O surfista que pegou a bomba se chama Francelino Neto (mais conhecido como Neto Ava), que surfa no local há mais de 20 anos e há um ano mudou-se com a família para Vila de Regência para ficar mais próximo da comunidade.

Uma grande coincidência foi que nesse mesmo completaram-se quatro anos que a barragem de rejeitos estourou em Mariana (MG), afetando muito a Vila de Regência. Os surfistas continuam pegando essas ondas por amor, mesmo sem ter certeza da qualidade da água. A galera costuma chamar as sessões por aqui de “surfe sem laudo”.

Andressa Galvão registra a bomba histórica de Neto Ava em Regência: imagens em vídeo devem fazer parte de um documentário sobre a história do surfe no Espírito Santo.

A pedidos de José Augusto Muleta (irmão do Neto e diretor do filme A Onda da Vida), os big riders Carlos Burle e Ian Cosenza enviaram vídeos comentando o tamanho da onda. Ambos estimaram a craca em 15 pés (aproximadamente 5 metros) e parabenizaram Neto pela coragem.

Para saber mais sobre o trabalho da fotógrafa Andressa Galvão, siga o perfil @strayafilmes no Instagram.

Exit mobile version