Caminhos de Portugal

Despedida no Algarve

No último fim de semana da expedição "Caminhos de Portugal", equipe Waves percorre as praias do extremo sul da costa lusitana.

Algarve, Portugal

Algarve, Portugal

Para finalizar a expedição “Caminhos de Portugal” com chave de ouro, a equipe Waves percorreu a belíssima região do Algarve, no extremo sul da costa lusitana.

Depois da visita a Aljezur, na última sexta-feira, ficamos hospedados no Memmo Baleeira, em Sagres, um hotel com ambiente descontraído e contemporâneo, localizado de frente ao belíssimo porto de Sagres.

Na manhã do último sábado, fomos até a praia da Mareta. O pico costuma quebrar melhor no inverno, com swell e ventos de noroeste. A Mareta fica cercada por duas falésias. Ao lado esquerdo, uma pousada. No direito, uma fortaleza enriquece ainda mais o cenário.

Na sequência, partimos para a praia do Beliche, que conta uma vista magnífica do topo da falésia, além de um acesso muito característico, com uma bela e longa escadaria de madeira desde o topo até a praia.

As ondas quebravam rápidas e cavadas, formando bonitos triângulos, apesar das séries demoradas e do crowd.

A terceira parada foi na praia do Zavial, pico que era chamado de Z-Point na década de 90, antes de o sul português tornar-se um destino popular entre os surfistas.

O local conta com uma bancada de direita com crowd mais intenso e um beach breack fácil e divertido de surfar.

Em seguida, fomos até a praia das Cabanas Velhas, um longo beach break com muitas opções. Destaque para a longa esquerda que funciona melhor com swells de sudeste, sul, sudoeste e com os ventos norte e noroeste.

O quinto destino do dia foi a praia da Luz, localizada no centro turístico com vida cosmopolita e as tradicionais casas brancas, típico da região do Algarve. Tem como principais atrativos a sua vasta areia macia, abrigada entre falésias.

Beach break de direita e esquerda, muito regular para os surfistas mais experientes. Fundo rochoso e arenoso. Começa a ter ondas em menos de 1 metro e as melhores ondas na subida e descida das marés. O melhor swell é do sul, e os melhores ventos sopram do norte e noroeste.

Fechando o sábado, paramos no point da Meia Praia, uma opção bem sólida encontrada em Lagos.

A cidade costuma ser bastante agitada no verão, e é repleta de ótimos restaurantes, bares e clubes noturnos.

Meia Praia não quebra muitas vezes no verão, pois está voltada para o sul, mas, quando quebra, oferece uma onda muito divertida para surfar, especialmente perto do porto.

Funciona melhor com as direções de Norte e Noroeste, em marés altas e vento sul e sudeste.

Agora, é hora de pegar a estrada rumo a Lisboa e retornar ao Brasil, depois de 22 dias percorrendo a incrível costa lusitana, repleta de ótimas ondas e de um povo extremamente hospitaleiro. Até breve!

Clique aqui para conhecer os surf points de Portugal

Exit mobile version