Projeto Ondas

Jojó celebra no Guarujá

Guarujá (SP) completa 87 anos e Jojó de Olivença relembra suas conquistas na cidade.

Jojó de Olivença é referência no Guarujá.

Nesta quarta-feira (30) quando a cidade do Guarujá, no Litoral Paulista, completa 87 anos de emancipação político administrativa, um imigrante baiano, mas radicado no município há 32 anos, relembra a sua história no local e declara todo o seu amor pela cidade chamada de ‘Pérola do Atlântico’.

Jocélio de Jesus, mais conhecido como Jojó de Olivença, resolveu fixar residência no Guarujá em 1989, ainda no início da carreira profissional, após conquistar o seu primeiro título brasileiro de surfe. E, segundo ele, foi amor à primeira vista.

Na época, vários outros atletas do surfe brasileiro já moravam na cidade, como os irmãos do tombo, Otaviano Bueno (Taiu), Tinguinha Lima, entre outros, tornando o Guarujá ideal para a sua rotina de treinos, sobretudo, pela constância e qualidade das ondas, da logística de transporte e locomoção, além dos grandes eventos que agitavam o surfe na cidade.

“Aqui tudo é perto. Sempre fui treinar de bicicleta e acabei subindo um degrau importante na minha evolução e técnica, principalmente, entre 1989 a 1993, que contribuiu como preparo para encarar o circuito mundial entre 1994 e 1998″, explica Jojó.

Outro ponto favorável na relação com a cidade foi a questão da receptividade com os munícipes, conquistando desde o início, o respeito, amizade e assim como muitos fãs, estabelecendo um ambiente perfeito para o desenvolvimento profissional.

“É muito bacana quando você é bem recebido num lugar. Aqui consegui construir um patrimônio, constituí a minha família, casei e tive meus dois filhos. Ou seja, todo o meu sucesso profissional se passou aqui no Guarujá”, diz Olivença, que nasceu na cidade de Ipiaú, no interior da Bahia, mas cresceu na estância hidromineral de Olivença, também na Bahia, ficando assim conhecido no cenário do surfe mundial como Jojó de Olivença.

Após encerrar a carreira internacional, Jojó resolveu colocar em prática outra grande paixão, utilizando a sua experiência de superação, ao fundar o Projeto Ondas – projeto social que promove o desenvolvimento integral de crianças em situação de vulnerabilidade, utilizando o surf para o aprendizado e a inclusão social.

“Me dediquei muito para adquirir mais conhecimento sobre o terceiro setor, como fazer a gestão de uma ONG, com um estatuto coerente com as leis, documentação e todos os processos burocráticos. Foquei durante estes anos em estruturar uma instituição profissionalizada que pudesse contribuir para melhorar os passivos da cidade, gerar oportunidades e a qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias”.

Criado oficialmente em 2007, o Projeto Ondas já atendeu mais de 500 crianças com aulas de surfe, que é a ferramenta de atração, mas também com apoio pedagógico por meio do trabalho de multiletramento, inclusão digital, educação ambiental, ética e cidadania, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das crianças e adolescentes como um todo, considerando todas as suas dimensões: físicas, mentais, emocionais, culturais e sociais.

“Temos como premissa oferecer um trabalho de prevenção, ampliando a visão de mundo dos nossos alunos que vivem num ambiente extremamente limitado, com raras oportunidades e poucas referências e, com isso, nós conseguimos estimular sonhos. Assim, provocamos fazê-los sonhar com um futuro melhor, com uma vida de sucesso e aproveitar as oportunidades que eles têm em razão das informações que recebem na ONG”, define o surfista.

Jojó de Olivença.

Atualmente, mesmo ainda em pandemia, a organização continua atuando firmemente junto aos alunos e família, tentando suprir as dificuldades que a crise imputou às famílias mais vulneráveis da cidade. “Uma gestão pública inteligente e eficaz passa, necessariamente, por um melhor diálogo entre a sociedade civil e os poderes públicos, tornando a cidade mais sustentável, inclusive, entre os mais necessitados”, enfatiza Jojó de Olivença.

A ONG Projeto Ondas está localizada na Avenida Almirante Tamandaré, 87, no bairro Jardim Três Marias – próximo à Praia da Enseada, no Guarujá. Para mais informações, o telefone é o (13) 3355-6347 e o e-mail contato@projetoondas.org.br.

Sobre o Projeto Ondas

O Projeto Ondas atua desde 2007 promovendo o desenvolvimento integral de crianças entre 6 e 12 anos em estado de vulnerabilidade socioeconômica e suas famílias na cidade de Guarujá através de programas integrados que unem surf, educação e cidadania.

Atualmente, o Projeto Ondas atende cerca de 70 crianças e adolescentes e mais de 500 já passaram pelas mãos da equipe. Muitas delas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregados ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem.

A ONG Projeto Ondas conta com o apoio da Prefeitura do Guraujá; Instituto ACP e CMDCA via edital de chamamento público; Brasil Terminal Portuário (BTP); Santos Brasil e Banco Daycoval por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Exit mobile version