Nasce fêmea, vira macho

Peixe descoberto nas Maldivas

Cientistas descobrem espécie de peixe com características impressionantes no Oceano Índico, ao redor das Maldivas.

Peixe foi descoberto ao redor das Ilhas Maldivas.

Cientistas descobriram uma nova espécie de peixe vivendo a uma profundidade entre 40 e 70 metros no Oceano Índico, ao redor das Maldivas. Esse peixe, que recebeu o nome de bodião-fada-do-véu-rosa (Cirrhilabrus finifenmaa) nunca se aproxima dos recifes de coral da superfície e possui uma característica impressionante: esses animais nascem fêmeas e se transformam em machos.

De acordo com informações da Revista Planeta, a espécie é uma das muitas que vivem na zona mesofótica do oceano, isto é, entre as águas rasas iluminadas pelo sol e o oceano escuro e profundo.

“A zona mesofótica é uma das regiões menos exploradas nos recifes de corais”, declarou Yi-Kai Tea, quem faz pós-doutorado no Australian Museum Research Institute em Sydney, ao The Guardian.

“Esta área está geralmente situada a uma profundidade estranha, não profunda o suficiente para pesquisar com submarinos, muito complexa para arrastar e dragar e muito profunda para mergulhar com técnicas tradicionais de mergulho”, disse Tea.

O bodião-fada-do-véu-rosa, assim como as demais espécies de bodiões, é capaz de mudar de aparência e sexo conforme envelhece. A princípio, esses peixes são fêmeas, mas com o tempo amadurecem como machos e se tornam mais coloridos, a fim de se exibirem para as fêmeas durante as épocas de acasalamento.

De acordo com a fonte, a descoberta fez parte da iniciativa Hope for Reefs da Academia de Ciências da Califórnia, que tem o objetivo de entender melhor os recifes de coral de todo o mundo, a fim de protegê-los.

Fonte Aventuras na História

Exit mobile version