Para assistir

Sem quilhas na Indonésia

Americano de Nova York, Cam Scott surpreende com domínio da prancha em situações extremas. Sessão mostra que finless pode alcançar novo patamar de performance.

0

Ao dar play no filme NO fINDO | Finless Surfing in Indonesia, no qual Cam Scott aparece surfando sem quilhas na Indonésia, a primeira impressão é de que veremos mais do mesmo: manobras inspiradas em Derek Hynd, um dos maiores incentivadores do finless. No caso de Hynd, suas performances costumam acontecer em ondas um pouco mais extensas, com paredes longas. Mas o que Scott apresenta vai além dessa estética.

No vídeo que ilustra esta matéria, a partir do 1:30, percebemos que a proposta é diferente. Scott pega uma esquerda da série – em Uluwatu ou Padang, ao que tudo indica – e entuba colado na parede com drive e controle impressionantes, como se estivesse usando quilhas. Aos 4:06, Scott surpreende com uma sequência de 360s, rabetadas e rasgadas. Em seguida, aos 5:51, uma tomada aérea mostra sua habilidade em manter-se na linha da onda com movimentos técnicos e precisos. Já aos 8:30, em uma esquerda maior, ele mantém a fluidez criativa.

Ele conta que decidiu fazer suas próprias pranchas sem quilhas: “Decidi fazer minha própria prancha totalmente reta. Usei um bloco de EPS superleve, de baixa densidade, que tive que mandar fazer sob medida para comportar o rocker totalmente reto, mas mandei laminar bem pesado, já que quebrei pranchas demais tentando explorar os limites do surfe sem quilhas”, disse ele ao site Inertia.

Natural de Nova York, Cam Scott é artista e já trabalhou com materiais reciclados, estêncil, serigrafia, pintura, além de explorar meios digitais. Seu currículo inclui parcerias com o Museum of Contemporary Art Australia, a Bienal de Veneza e o Guggenheim, além de prêmios como a William Fletcher Foundation Tertiary Grant e o The Art Scene Award.

Bônus track

Fontes NobodySurf: Surf videos Inertia