Mentawai

A casa dos tubos

Alexandre Ribas recebe surfistas de todos os cantos em busca de boas ondulações, que não param de atingir os melhores picos de Mentawai.

Kandui, Mentawai, Indonésia.

Kandui, Mentawai, Indonésia.

YouTube video player

A maioria dos surfistas que gostam de ondas perfeitas e de viajar em busca delas, já foi ou sonha em surfar na parte Norte das Ilhas Mentawai, provavelmente o lugar com as ondas mais constantes e perfeitas do planeta, especialmente na alta temporada.

Eu tenho a imensa sorte de viver aqui com a minha família, recebendo novos e velhos amigos. Com a chegada da pandemia, encarei enormes desafios não apenas financeiros, mas tive que me adaptar diariamente para enfrentar todas as surpresas e restrições que vêm acontecendo. Culminando com a recente proibição de entrada de estrangeiros.

Clique aqui para ler “Na Contramão do Lockdown”

Mas, por outro lado tenho que agradecer poder estar aqui nesse momento. Minhas filhas têm a oportunidade de uma vida normal em meio à natureza, com espaço para brincadeiras, sem nem perceber o que acontece no mundo afora.

E eu por encontrar line ups vazios. Ou quase, com uma sequencia de ondulações incríveis desde o meio de julho.

Alguns poucos fissurados e outros sortudos por já estarem na Indonesia estão enchendo minha casa. E para mim é uma alegria enorme receber pessoas depois de tanto tempo de lockdown.

João Mauricio Jabour já virou decoração da casa. Está ficando aqui por quase dois meses e pegando muitos tubos. A família do Zecão Rennó, lenda viva que representou muito bem o Brasil no Hawaii no passado, dentro e fora da água, chegou há pouco trazendo a turma dele, a esposa Cristiani e dois filhos. Kailani de 12 e Keoni de 9 anos.

Diante da idade dos garotos, os dois já surfam muito. Especialmente Kailani, que com sua pouca idade está roubando a cena por aqui, com uma performance inesquecível em picos faixa preta, como Kandui e Bankvaults.

Também chegaram outros dois australianos, talvez os primeiros desde a entrada do vírus. Vieram com vontade e estão extasiados, como se fossem ex-presidiários recém-soltos. Por último tem um casal do Hawaii, Buz, que apesar da idade quebra as ondas.

Ele conhece a Indonésia há muitos anos e surfa de frontside para os dois os lados, e com estilo. E para sorte deles, as ondas não param desde a metade de Julho.

Bankvaults, Hideaways, Ebay e Nokandui estiveram em condições clássicas e com pouca gente na água. Outras vezes, apenas nós. Resultado, muitos tubos e sessões épicas.

Neste momento, estamos todos ansiosos com a previsão de uma sequência de ondulações potentes e ventos variados. Aliás, como poucas vezes vi durante os nove anos em que vivo aqui.

Começou com um swell de Sudoeste beirando os 214 graus e ventos variando de Leste. Amanhã, uma nova ondulação de Sul deve entrar com força. Logo depois, mais uma de Sudoeste.

E na semana que vem, um das maiores ondulações da temporada.

Aqui a adrenalina esta a mil. Bankvaults, Hidewais, Ebay, Rifles e até alguns secrets vão bombar, com certeza. Apesar da idade, Kailani está faminto por tubos. João, como sempre, também, em especial para Rifles e Bankvaults.

E o resto da turma vai atrás.

Preparei este clipe acima com imagens das sessões da última semana pra vocês curtirem.

E fiquem ligados que logo tem muito mais!

Exit mobile version