Médico e tube rider

Especialista nos tubos indonésios, Dr. Alfredo Bahia passeia pelos canudos da região do Kandui Villas, Mentawai, ao lado do filho Eric.

0
Alfredo Bahia entocado com estilo em Playground.

Ser médico e surfista tem suas vantagens, principalmente na hora de viajar para locais distantes. É comum eles ganharem descontos em diárias e, em alguns casos, até se hospedarem na faixa. Agora, se você for médico, surfista e conhecer bem as bancadas próximas a um resort, provavelmente você terá privilégios ainda maiores.

Alfredo Bahia é local de Maresias e tem um consultório na capital paulista. Ele é especialista em metabolismo esportivo, envelhecimento saudável e nutrologia. Já fez 15 trips para a Indonésia, sendo cinco delas para as ilhas Mentawai, onde sempre ficou hospedado em barcos.

Recentemente, na última investida ao arquipélago, Bahia resolver ficar em terra. Por ter um bom conhecimento dos picos de Playground, ele foi convidado para passar uns dias no Kandui Villas como médico e surf guide. Foram 25 dias de muito surfe ao lado do filho Eric, além de muitos atendimentos médicos realizados e até um alerta de tsunami.

A cabana de Alfredo e Eric durante os 25 dias mágicos no Kandui Villas.

Neste período, Alfredo ficou amigo de Jordan Heuer, um dos donos do Kandui Villas. Nos dias de lotação no resort, ele chegou a hospedar-se na casa que Jordan possui na ilha. A residência fica em um local mais alto, que serve como refúgio para os hóspedes caso haja um tsunami na região.

Entre uma seção de surfe e outra, ocorreram vários atendimentos médicos, como um surfista da Flórida que teve uma grave luxação no fêmur. O caso foi preocupante, mas inicialmente muito bem tratado pelo Dr. Alfredo. Dias depois, Bahia ficou sabendo que, ao voltar para Flórida, o surfista não precisou operar e passa bem.

Também houveram algumas suturas, uma mais grave na boca de um californiano – que teve que fazer uma sutura mais ou menos grande – e outras mais simples, como a do queixo de um brasileiro que não precisou dar pontos e Alfredo solucionou com cola cirúrgica.

Eric Bahia demonstra muita atitude em sua primeira temporada na Indonésia.

Nos dias de ondas grandes, devido aos caldos pesados, algumas pessoas ficavam cheias de água nos seios paranasais, o que pode causar mal estar e sinusite. Ainda teve um grupo de havaianos que chegou com graves problemas gastrointestinais após comerem salmão com salada em Padang.

Alfredo pegou várias ondulações com o filho, que viajou à Indonésia pela primeira vez e impressionou a todos pela atitude. Aos 17 anos, o garoto surpreendeu até o pai com uma performance digna de tube rider nas ondas de Playground. A dupla também surfou em um Kandui Left grande, quando o destaque foi a performance do niteroiense Bruno Santos.

“O ponto positivo do Kandui Villas é a atmosfera do lugar, com piscina, bar e um atendimento que deixa todos bem à vontade após cada sessão. O ambiente também é ideal para criar uma grande confraternização entre surfistas do mundo inteiro”, destaca Bahia.

Outra grande vantagem e ficar em terra, segundo o médico, foi a variedade de opções de atividades após as sessões, com até campo de futebol para bater uma pelada contra os indonésios.

“É uma grande família, onde pessoas da Califórnia, México, Peru, Havaí e Europa confraternizam e criam grandes amizades. Tudo muito em função do astral que o lugar proporciona”, completa Alfredo.