Comunidade

Do mar para o hospital

Respeitado surfista de ondas grandes, o australiano Jamie Michell foi atingido por sua prancha durante sessão de surfe no Havaí, resultando em mais de 35 pontos na cabeça e garganta.

0
Jamie dá relato do ocorrido em seu Instagram e tranquiliza a todos.

O lendário surfista de ondas grandes australiano Jamie Mitchell sofreu um sério acidente no Havaí. Mitchell, que mora no arquipélago há muitos anos, foi atingido pela própria prancha e precisou de mais de 30 pontos em ferimentos na cabeça e garganta. O big rider, conhecido por desafiar algumas das ondas mais perigosas do planeta, utilizou as redes sociais para tranquilizar os fãs e detalhar o ocorrido.

“Tive uma manhã dura, estou bem. Surfando uma das minhas ondas favoritas, a minha prancha 9’10” bateu contra meu rosto. Bateu com tudo”, relatou. Os ferimentos exigiram atenção médica imediata e resultaram em múltiplos pontos. Mitchell detalhou a extensão das lesões. “18 pontos na parte de trás da cabeça, uns 15 pela garganta, mas estarei bem”.

Clique aqui e confira pronunciamento completo de Mitchell. Contém imagens fortes.

Apesar da gravidade, o australiano fez questão de agradecer a ajuda crucial que recebeu no momento do acidente. Ele expressou gratidão aos amigos @tstraininghawaii (Tommy) e @chejuandiego (Juan Diego Evangelista) por o ajudarem “a chegar à costa para poder voltar a casa e ao hospital”, e também à equipe de emergência de Kahuku.

Quando se trata de surfar ondas grandes Jamie Mitchell não brinca em serviço.

Mitchell encarou o acidente como um lembrete dos desafios da vida e do seu apreço pelos que o rodeiam. “Nada como umas risadas para aliviar a dor. Às vezes a vida te dá limões. Mas segue adiante e crê que vai por um bom caminho. Estou mais agradecido do que nunca por minha esposa, minha família e meus amigos. Nos vemos logo de volta na água”, concluiu.

Grandes nomes do surfe mundial escreveram mensagens para Mitchell. Rob Machado, Kai Lenny, Ramon Navarro, Tom Carroll, Barton Lynch, entre outros. “Pesado. Enviando boas vibrações para você, amigo. Se recupere logo”, diz Rob. “Tão pesado, estou feliz por estar com a gente. O que houve para você levar um golpe tão ruim?”, pergunta Carrol. “Desejando uma recuperação rápida”, fala Kai. “Cheguei em casa ontem. Dou uma passada para te ver. Melhoras”, fala Lynch. “Tudo de bom meu amigo”, manda Navarro.

Watarmen de respeito

Jamie Mitchell é reconhecido por sua resistência e versatilidade incomparáveis no oceano. Seus feitos mais notáveis e títulos não se limitam apenas ao surfe de ondas grandes, mas se estendem aa provas de remada em prancha, onde estabeleceu um recorde impressionante ao vencer a travessia de Molokai a Oahu por dez vezes. São 52 km de mar traiçoeiro pelo perigoso canal de Kaiwi.

No surfe de ondas grandes, poucos possuem tantos títulos quanto ele, seja por vitórias em eventos ou ondas premiadas. Entre os mais expressivos figura o primeiro lugar no Nazaré Big Wave Challenge, em 2016, e ter sido apontado como surfista do ano no Mavericks Awards de 2022.  Seu nome já figurou por 10 vezes na prestigiosa lista de convidados para o tradicional Eddie Aikau Big Wave Invitational.