Christy Davis

Infarto em Mavericks

Veterano do pico, Christy Davis, 66, sobrevive a parada cardíaca no outside de Mavericks, Califórnia (EUA).

Christy Davis  tem 24 temporadas em Mavericks no currículo.Reprodução / Instagram
Christy Davis tem 24 temporadas em Mavericks no currículo.

A última segunda-feira (11) parecia apenas mais uma sessão rotineira para o veterano Christy Davis, 66, nas bombas de Mavericks, Half Moon Bay, Califórnia (EUA). Aos 66 anos, ele era novamente o surfista mais velho no pico.

Davis é local de Mavericks e tem 24 temporadas consecutivas no local. Ele conhece a onda como poucos. Depois de pegar uma das maiores do dia, Davis reclamou aos amigos – ainda no outside – que “seu braço estava dormente e sentia dores no peito”.

Milagrosamente, ele conseguiu remar de volta até a praia com a ajuda de alguns colegas. Depois da sessão, Davis foi ao Instagram relatar a experiência:

“É bom estar vivo. Estava tendo uma ótima sessão com meu bom amigo e diretor de fotografia Grant Thompson, que filmava do jet-ski de Curt Myers. Foi quando comecei a sentir uma dor séria no lado esquerdo do peito. Parecia uma compressão tanto da frente quanto de trás, onde as caixas do meu colete de flutuação estavam localizadas. Quando a dormência começou a deslizar para meu braço esquerdo, fiquei preocupado e perguntei se alguém remaria de volta comigo, já que Curt acabara de sair da água com o jet-ski”, relata o veterano.

“August Hidalgo se voluntariou e nós começamos a remar. A dor continuava piorando e piorando. August começou a me rebocar com seu leash, então apareceram Frank (Quirarte), Alex (Martins), Manny (Resano), Hideshiro (Minami) para se juntar a nossa pequena matilha e ter certeza que eu estava ok”.

“Eu acabei remando a maior parte do caminho. Apenas abaixei minha cabeça e continuei remando e respirando. August me dava orientações do tipo: ‘você está chegando perto demais do recife’ ou ‘há uma onda chegando!”. Fizemos isso em torno de Mushroom Rock e August e outras pessoas ajudaram ao me empurrar por trás periodicamente”, continua Davis.

“Quando chegamos à praia, Manny e alguns dos caras seguraram minha prancha e fomos direto para a minha camionete, com Manny dirigindo. Quando voltei para casa, ligamos para o 911 e eles identificaram o caso como uma situação séria e me levaram para o hospital imediatamente”.

“Eles me levaram direto para a cirurgia e colocaram um stent no meu coração – minha artéria descendente anterior esquerda estava totalmente bloqueada. Os médicos dizem que foi um grave ataque cardíaco e que, se eu não estivesse em tão boa forma, provavelmente teria morrido”.

“Agora, um pouco melhor, espero voltar à água nos próximos meses. Embora, realisticamente, eu ainda não esteja fora da zona de perigo – temos que determinar quanto dano pode ter ocorrido ao coração. Quero agradecer a todos que ficaram ao meu lado e garantir que eu retornasse em segurança para a terra e de volta para o estacionamento. Acho que tenho a duvidosa honra de ser a primeira pessoa a ter um ataque cardíaco no Mavericks”, finaliza Davis.

Fonte Surfline

Exit mobile version