Alerta de tubarão

Sirene falha em Margaret

Tubarão branco marca presença em Margaret River, Austrália, e surfistas não escutam sirene que alerta sobre a presença dos bichanos no outside.

0
Sirene está em fase de testes em Margaret River, Austrália.

Um alarme que avisa sobre a presença de tubarões no line-up foi acionado na última sexta-feira (1) em Margaret River, oeste da Austrália, depois que um tubarão branco de 4 metros foi avistado perto de Main Break, pico que recebe a etapa do Championship Tour.

Em fase de testes, o alarme faz parte do Spectur Shark Warning, sistema que usa alertas via sirenes, luzes vermelhas piscantes e avisos falados pré-gravados.

O departamento Shark Smart confirmou que um grande tubarão branco de 4 metros foi reportado às 8 horas. O alarme do Spectur Shark foi acionado imediatamente, mas relatos apontam que alguns surfistas não ouviram ou viram o alarme do Spectur, já que tiveram que ser alertados por outras pessoas na área.

O sistema faz parte de um teste de seis meses promovido pela empresa Augusta-Margaret River Shire, com dez alarmes posicionados ao redor de Surfer’s Point e Gracetown.

Keith Halnan, do grupo South West Safe Shark, diz que a tecnologia não é eficaz, descrevendo o alarme como “fraco” e o aviso de áudio como “difícil de entender” (veja o vídeo abaixo para saber como funciona).

“Os guardas ativaram remotamente o sistema de alarme Spectur após receberem uma notificação por SMS da WA Water Police sobre um relatório público de que um tubarão branco de 4 metros foi avistado em Gas Reef, a 150 metros da costa”, disse um representante da Augusta-Margaret River Shire.

No final de fevereiro, a World Surf League (WSL) anunciou a renovação de contrato com o departamento de turismo de Western Australia. O acordo confirma a realização do Margaret River Pro como etapa do Championship Tour por mais dois anos, com uma nova opção de extensão.

O futuro do Margaret River Pro havia sido colocado à prova em março de 2018, depois que dois surfistas foram atacados perto de Gracetown durante o evento, levando os organizadores a cancelar a competição. Na época, vários Tops expressaram publicamente preocupações de segurança por causa da ameaça dos tubarões.

Fonte Swell.net