Evolução no surfe

Como dominar o medo

No Dia do Psicólogo, o Waves conversou com Maria Lúcia Contreras e traz algumas dicas sobre como dominar o medo no surfe.

Analise sempre as condições do mar e faça uma reflexão sobre suas capacidades.

O medo é um estado emocional, uma sensação de ameaça diante do perigo. Pode ser limitador tanto para o surfista iniciante quanto para o experiente, pois surfar é estar exposto a um ambiente controlado pela natureza.

Mas superar medos e inseguranças é trabalho constante para quem quer evoluir no surfe. Entender que você não pode dominar a natureza, mas sim, acostumar-se com sua imprevisibilidade. “É normal sentir medo, principalmente do desconhecido, desde que não seja incapacitante”, explica Maria Lúcia Contreras, psicóloga do Instituto Mar Azul.

Buscando as melhores formas de dominar o medo, o Waves conversou com Maria Lúcia, que já trabalhou com muitos atletas da elite do surfe mundial como Adriano de Souza, Italo Ferreira e Caio Ibelli. Segundo a psicóloga, o medo é algo específico de cada pessoa e pode ser preciso acompanhamento psicológico. Mas aqui vão algumas dicas para superar alguns obstáculos no surfe.

Respiração

Preste atenção na sua respiração. “As respirações profundas podem ajudar a aliviar a ansiedade, ou seja, o medo. Também ajudam a manter o indivíduo concentrado”, explica. Então, antes de entrar na água, faça algumas respiração profundas e procure relaxar. Não deixe o medo te dominar.

Surfistas de ondas grandes também relatam sentir medo, porém eles tem uma capacidade maior de superá-lo.

Consciência

Analise bem as condições do mar e faça uma reflexão sobre suas capacidades. “A análise das condições do mar, a consciência de que está bem preparado fisicamente e com os equipamentos adequados, também ajudam no encorajamento e, portanto, no enfrentamento do medo”, diz Maria Lúcia.

Limites

Enfrentar os medos com comprometimento é importante, mas saber a hora de recuar é ainda mais. “Respeite sempre seus os limites. Situações traumáticas podem deixar memórias complexas e aumentar, posteriormente, a sensação de medo”, relembra a psicóloga. Só quem conhece os próprios limites é que pode desafiá-los em uma próxima ocasião.

Exit mobile version