Dias de flat

Como se manter ativo

Boas ideias para você ficar ativo e conectado ao surfe mesmo em dias sem ondas.

0
Skate é uma boa opção para os dias de flat.Foto de Aleksandr Neplokhov no Pexels
Skate é uma boa opção para os dias de flat.

Dias de flat podem ser entediantes. E quando eles se estendem por muito tempo, podem te desconectar do surfe. Depois, para voltar à rotina é sempre mais difícil. Por isso, o Waves preparou uma lista com algumas ideias de atividades para você se manter conectado ao surfe nos dias que o mar não proporcionar uma sessão.

Praticar o equilíbrio

Ter uma prancha de equilíbrio em casa é uma ótima maneira de se manter ativo e exercitando as bases do surfe. Elas não são equipamentos muito caros e proporcionam um ótimo treino de equilíbrio e estabilidade. Se você ainda não tem uma, preste atenção na hora de adquirir. Existem umas pranchas com freios, melhores para iniciantes, e outras sem freios, para quem já tem algum domínio.

Chloé Calmon alongando para ficar preparada para o surfe.Arquivo Pessoal
Chloé Calmon alongando para ficar preparada para o surfe.

Fazer alongamentos e fortalecimentos

Quando tem onda, dificilmente você vai querer investir mais do que 20 minutos alongando ou preparando o corpo. Então, aproveite os dias de flat para se dedicar aos alongamentos e fortalecimento do corpo. Liberações miofasciais também ajudam na mobilidade tão necessária ao surfe. Concentre atenção nos músculos do core, quadril e ombros, eles são os mais solicitados no surfe.

Cuidar dos equipamentos

Dias de flat são perfeitos para colocar os equipamentos em dia. Aquele reparo na prancha que você nunca tem tempo de fazer, ou uma costura na roupa de borracha (dica de pro: costure com fio dental). Se tiver sobrando uma grana, também é dia de visitar lojas e ver as novidades do mercado. Quem sabe uma cordinha nova para garantir a segurança no dia que o mar subir?

Planejar uma viagem

Você é daqueles que vive querendo viajar, mas nunca tem dinheiro?. Isso é porque você ainda não se planejou. Com planejamento e esforço é possível fazer um pé de meia para aquela surf trip dos sonhos. Mas o planejamento de qualquer viagem requer tempo. É preciso dedicar horas para ver passagens, hospedagens, destinos e todos os detalhes para fazer uma surf trip sem perrengues.

Chloé Calmon planeja viagens, estuda e se organiza em dias de flat.

Andar de Skate

Outra atividade que deixa o corpo em forma e com os comandos conectados ao surfe é o rolê de skate. Hoje existem os simuladores de surfe, que você pode repetir movimentos bem parecidos com os da água. Mas um bom e velho carrinho já resolve. Então, ponha a rodinha no asfalto e tome cuidado com os impactos, esses sim, podem ser bem diferentes dos da água.

Assistir à filmes de surfe

Assistir a filmes não vai te deixar exatamente ativo fisicamente, mas mentalmente pode ser o mais produtivo para a evolução no surfe. Filmes são inspiradores. Por meio deles, sua cabeça assimila movimentos para depois serem executados na água. O Waves, junto com a longboarder Chloé Calmon, listou vários filmes inspiradores aqui. Clique para ver e aproveite seu dia de flat.