Medina e Cabianca

Parceria bicampeã


A conquista de Gabriel Medina mostra mais uma vez a importância da sintonia entre shaper e surfista.

0
Dois modelos, 120 pranchas por ano. O diabo mora nos detalhes.

Nas linhas de um shape há muito mais do que nossos olhos ou mãos podem entender e sentir. A perfeição vai além das fórmulas matemáticas e químicas. Três décadas de trabalho de um shaper foram recompensadas com esse bicampeonato do Gabriel, inédito para o Brasil. A confiança desse surpreendente atleta e seu time no trabalho do Johnny, solidificou esse caminho de sucesso.

Medina sempre dá uma passada pela Basque Coutry Surfboards durante a perna europeia ou a caminho de outra viagem.

Dez anos de muito trabalho e amizade foram recompensados, mais uma vez, quando o Top da equipe da Cabianca Surfboards, Gabriel Medina, reivindicou seu segundo título mundial ao vencer o Billabong Pipe Masters no Havaí.

“Meu shaper, Johnny Cabianca, está comigo há muito tempo e quando eu quero dar aéreos ou cravar as bordas não há ninguém que faça uma prancha melhor”, disse Medina.

“Tive muito apoio da minha família, patrocinadores e grandes pranchas do Johnny o ano todo. Estava tudo junto para essa vitória incrível”, completou o bicampeão.

“Eu conheço o Gabriel desde os 4 anos de idade e tenho feito pranchas para ele por 10 anos. Então, há uma conexão pessoal profunda com Gabriel e sua família. Além disso, também é muito gratificante profissionalmente. Parece que todo o trabalho duro o ajudou em seu objetivo de se tornar o melhor surfista do mundo”, disse Johnny Cabianca, que fabrica pranchas de surfe em sua base, em Zarautz.

Sim, Gabriel também usou pranchas do Tokoro. Johnny e o havaiano são muito amigos e fazem essa parceria, com muita troca de informações há tempos.

Cabianca era amigo de Charlie, padrasto de Medina, e de Simone, mãe do garoto prodígio. Eles eram adolescentes quando se conheceram, surfando no quintal de casa, em Maresias, no litoral paulista. Em 2003 Cabianca mudou-se para o País Basco para surfar e shapear.

Quando Gabriel chegou à França pela primeira vez, em 2009, Charlie pediu para Cabianca fazer as pranchas do filho. Foi o começo de um relacionamento de dez anos que ajudou na conquista de treze etapas do Circuito Mundial da WSL e dois títulos mundiais (2014 e 2018).

O tempo de relacionamento agrega muito à parceria atleta/shaper. Os dois se desenvolvem com isso.

Johnny, inicialmente, trabalhou com o Gabriel com o apoio da Pukas Surfboards, mas em 2015 decidiu começar sua própria marca, Cabianca Surfboards. Na época, apesar inúmeras ofertas lucrativas de alguns dos maiores fabricantes de pranchas de surfe do mundo, Medina decidiu ficar com Cabianca.

“2015 foi um ano de transição real na minha vida”, afirma Johnny. “Voltei a morar na minha cidade natal, Maresias, e montei uma pequena sala de shape para fazer pranchas para Gabriel e todos os locais. Foi ótimo me reconectar com a cultura brasileira do surfe bem como trabalhar muito de perto com Gabriel e Charlie. Isso nos preparou para o desafio do segundo título mundial”, completou o shaper.

Cabianca retornou à Europa em 2016 e iniciou a Basque Coutry Surf Company com o lendário big rider local e shaper Mikel Agote. É de lá, de Zarautz, que Cabianca desenvolve e fabrica pranchas de alta performance para o mundo todo, bem como todo o tipo de pranchas para diferentes níveis e estilos de surfe.

É um negócio familiar, de coração, mas baseado em fornecer qualidade, pranchas artesanais, feitas através de tecnologia de ponta e materiais premium. No entanto, é o trabalho com Medina que impulsiona a pesquisa e desenvolvimento de alto desempenho.

Quiver Havaí em Zarautz. Na fórmula 1 do surfe a equipe inteira tem que funcionar e cada detalhe pode fazer toda a diferença.

“Eu faço para o Gabriel dez pranchas para cada evento de CT, então cerca de 120 pranchas por ano. É um verdadeiro esforço de equipe. Eu faço as pranchas, o Gabriel surfa e o Charlie me dá o feedback e análises incríveis ”, explicou Cabianca.

Gabriel tem dois modelos principais, o DFK e o Medina. “Gabriel está ficando mais técnico. Ele conhece os volumes e detalhes que gosta. É um processo contínuo de refinamento e isso está acontecendo há uma década”, pontuou Cabianca.

Johnny também fornece as pranchas para o Instituto Medina, um lugar para o desenvolvimento de alto desempenho, em instalações de treinamento e educação, em Maresias. Johnny também faz as pranchas da Sophia, irmã mais nova do Gabriel, cujo objetivo também é se tornar campeã mundial.

 Aqui no Brasil a Pró-Ilha tem a licença para produzir as pranchas do Cabianca, que faz visitas frequentes para shapear também no Brasil.