Oi Hang Loose Pro Contest

Noronha respira o surfe

Organização do Oi Hang Loose Pro Contest promove ação de integração com alunos da Escola Estadual Arquipélago Fernando de Noronha.

Alunos da escola Estadual Arquipélago Fernando de Noronha recebem a visita de Fabio e Ian Gouveia, além de organizadores do QS na Cacimba do Padre.

Sinônimo de um dos principais e mais disputados campeonatos de surfe do País, o Oi Hang Loose Pro Contest também tem seu lado social em Fernando de Noronha. A etapa do QS 6.000 está sendo realizada na Praia da Cacimba do Padre e, após o terceiro dia de disputas, foi atração no Centro da llha, com uma ação de integração, envolvendo os alunos da Escola Estadual Arquipélago Fernando de Noronha, a única da localidade.

O empresário Álfio Lagnado, diretor da Hang Loose e quem criou o emblemático campeonato, o ídolo Fábio Gouveia, seu filho Ian Gouveia e o surfista pernambucano Bernardo Pigmeu, todos patrocinados pela marca, visitaram o colégio para compartilhar com os estudantes um pouco do que é o espírito surfe. No encontro, a diretoria da Associação de Surf de Fernando de Noronha, o secretário de Educação e Esportes do Governo de Pernambuco, Fred Amâncio, e os mais interessados, os alunos, muitos deles que aprendem a surfar no projeto Alma Solar, em parceria com a escola.

“Noronha tem identidade com o surfe. É um dos poucos lugares no Brasil que uma escola de ensino médio tem projeto de escolinha de surfe. Faz parte do dia a dia aqui da ilha. Então, o retorno do Oi Hang Loose Pro Contest é muito importante para dar visibilidade para o Estado, para a Ilha e, principalmente para fortalecer a visão do surfe”, falou o secretário, referindo-se ao retorno do evento para Fernando de Noronha, depois de sete anos.

Experiente empresário Álfio Lagnado compartilha um pouco do espírito do surfe.

Ele lembrou a colaboração do Governo de Pernambuco, via Secretaria de Educação e Esportes, pela Lei de Incentivo ao Esporte, que viabilizou o patrocínio da Oi na competição. “O Estado deu um passo muito importante. Contribuiu com o retorno da etapa para Noronha. Já estávamos sentindo saudade. Na realidade, a casa desse evento é Noronha mesmo. O campeonato está voltando para a casa, de onde nunca deveria ter saído. Estamos muito felizes”, destacou Fred.

Álfio lembrou que o Oi Hang Loose Pro Contest colabora diretamente com a comunidade e deu como exemplos a atual diretoria da associação de surfe local. “Eles começaram a se desenvolver com o Hang Loose, quando novos, e hoje estão fazendo uma gestão muito boa e deixando um legado”, elogiou, citando o presidente e vice da entidade, Dudu Souza e Marlos Amarante.

Outro momento importante e emocionante foi a presença de Thor, filho do experiente surfista Geraldo Cabeça e que tem síndrome de Down. Ele está trabalhando no evento como beach marshall, o responsável por entregar as lycras de competição, tendo contato direto com todos os surfistas, entre eles o bicampeão mundial Gabriel Medina.

Trabalhando como beach marshall no evento, Thor leva emoção ao encontro em Noronha.

“É sua primeira função remunerada e está sendo um destaque por seu comprometimento. É mais uma ação social que promovemos”, elogiou o empresário. “A Hang Loose sempre teve o lado social. Estamos sempre envolvidos com essa molecada que trabalhou e hoje assumiu a associação. Agora tem o Thor, mais um grande exemplo e viemos na escola nessa integração. Tenho orgulho de ter participado de tudo isso”, complementou.

Dudu e Marlos também falaram com a garotada sobre a importância do evento, o que gera para a sociedade e, depois, o momento de maior festa, com o sorteio de uma prancha de Fábio Gouveia e duas lycras oficiais do evento, autografadas pelos competidores. Vale destacar que cerca de 50 alunos participam do projeto Alma Solar, em parceria com a escola, com aulas de surfe na Praia da Conceição, desde que apresentem boas notas.

Com US$ 130 mil em premiação, sendo US$ 25 mil ao vencedor, o Oi Hang Loose Pro Contest está sendo disputado na Praia da Cacimba do Padre até domingo. As baterias podem ser acompanhadas ao vivo pelo Waves.

O Oi Hang Loose Pro Contest é uma realização da World Surf League (WSL) com patrocínio naming rights da Oi, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo de Pernambuco. Copatrocínio da 51 Ice.

Exit mobile version