Vissla ISA World Junior

Mundial dá a largada

Cerimônia de abertura inaugura edição do Mundial Júnior da ISA em Huntington Beach; brasileiros estreiam neste domingo (28).

0

Com a cerimônia de abertura e algumas baterias da primeira fase, o Vissla ISA World Junior Surfing Championship começou no último sábado (27), em Huntington Beach, Califórnia (EUA).

Um recorde de 361 atletas de 44 países inauguraram o evento com o tradicional desfile de nações e a cerimônia das areias, onde cada representante trouxe um pouco de areia de seu país.

Entre os presentes na celebração estavam Paul Naude, presidente da Vissla, Mike Posey, prefeito de Huntington Beach, além de Fernando Aguerre, presidente da International Surfing Association (ISA).

“Bem-vindos ao maior Mundial Júnior da história. Gostaria de agradecer muito à Vissla por acreditar no surfe de base e também à cidade de Huntington Beach por abrir os braçose as ondas para todos nós”, comenta Aguerre.

“Huntington Beach faz parte da história da ISA há muitos anos. Foi neste Píer, em 1996, que conquistamos as primeiras medalhas individuais no ISA World Games. Foi também o primeiro evento de surfe que contou com a participação de membros do Comitê Olímpico Internacional, o que plantou uma semente para a inclusão olímpica do surfe 20 anos depois”, completa.

Depois da cerimônia, o Mundial deu a largada com a estreia da primeira fase das categorias Sub 18 e Sub 16 masculina. As categorias femininas ainda não foram para a água em Huntington.

O destaque do dia foi o japonês Riaru Ito, autor do maior somatório 13.93 pontos, obtido na 12ª bateria da Sub 16. Os brasileiros ainda não estrearam.

A equipe brasileira é formada por Leonardo Barcelos, Daniel Adisaka e Leonardo Berbet (Sub 18); Júlia Duarte, Isabela Saldanha e Anne dos Santos (Sub 18 Feminino); Mateus Sena, Heitor Mueller e Luiz Mendes (Sub 16), além de Tainá Hinckel, Maju Freitas e Sophia Medina (Sub 16 Feminino).

Uma nova chamada acontece neste domingo (28), às 11:30 horas (de Brasília). A competição é transmitida ao vivo pelo Waves.