ISA World Longboard

Bahia e Sphaier seguem firmes

Rodrigo Sphaier e Carlos Bahia avançam mais uma fase e seguem em busca do título no ISA World Longboard em El Salvador.

Competition day 3 - 2023 Surf City El Salvador ISA World Longboard Championship

Oaumento significativo no tamanho das ondas mostrou uma face diferente de El Sunzal no terceiro dia do ISA World Longboard Championship 2023, em El Salvador.

Com o swell bombando, a 2ª fase feminina foi concluída, além das disputas do round 2 da repescagem das mulheres e a fase 2 da chave principal masculina.

Maior vencedor da história do ISA Longboarding e duas vezes medalhista de ouro, o francês Antoine Delpero, saiu da “semi-aposentadoria” para defender seu país ao lado do irmão irmão Edouard, medalhista de bronze em 2019.

Juntos, aproveitaram toda a extensão das direitas e conseguiram as primeiras notas 9,0 um dos maiores somatórios até agora. Edouard surfou apenas três ondas em sua bateria, cada uma delas valeu 9 pontos ou mais.

O sucesso inicial, junto com as companheiras de equipe Alice Le Moigne e Zoe Grospiron bom sinal para a equipe europeia. “É uma experiência única surfar com Antoine no time, e Alice, é meu segundo time com ela e a primeira vez com Zoe”, diz Edouard. “Então, temos um super time, super relax e nos divertimos muito juntos. Isso realmente cria uma boa motivação para fazermos um bom surfe”.

Carlos Bahia vence mais uma bateria no ISA World Longboard Championship 2023.ISA / Pablo Jimenez
Carlos Bahia vence mais uma bateria no ISA World Longboard Championship 2023.

A segunda bateria do round 2 teve uma batalha acirrada pela vitória entre mentor e pupilo. Vitória do uruguaio Julian Schweizer sobre o peruano Benoit ‘Piccolo’ Clemente. Ambos avançaram, mas o momento foi histórico para Schweizer.

“Estou super feliz por surfar com Piccolo”, diz Schweizer. “Na verdade, ele é meu mentor. Sempre terminamos em baterias juntos, mas estou muito feliz por conseguir a vitória. Esta é a primeira vez que o venço, então essa bateria realmente importa muito para mim”.

As baterias masculinas do final da tarde tiveram muita ação e grandes pontuações para vários competidores, incluindo o brasileiro Carlos Bahia, o filipino Rogelio Esquieviel Jr., o peruano Sebastián Cárdenas e os irmãos portugueses João e António Dantas. Rodrigo Sphaier, o outro brasileiro no campeonato, avançou para o round 3 em segundo lugar na sua bateria.

Rodrigo Sphaier avança na segunda posição.ISA / Pablo Jimenez
Rodrigo Sphaier avança na segunda posição.

Medalha de prata em casa no Pan de Lima 2019, Maria Fernanda Reyes busca uma das 4 vagas para os próximos jogos, neste ano em Santiago. Um grande desempenho na 3ª fase manteve o sonhos vivo, com 7,83 na melhor onda e a classificação com um total de 13,83, a maior soma do dia entre as mulheres.

“Estou super feliz por fazer minha bateria, representando o Peru mais uma vez neste Mundial”, diz Reyes. “Sei que o Longboard está a caminho dos Jogos Olímpicos, por isso temos de mostrar e demonstrar o mais alto nível que temos.”

A samoa americana aparece em seu primeiro Mundial de Longboard, graças aos irmãos Jarrard. As irmãs Seva e Lucy venceram baterias na 2ª fase da repescagem. Além da  dupla, a família conta com Ioane na competição masculina. Os pais Susanna e Lionel também estão em El Salvador

Com uma das maiores pontuações do dia, Seva está curtindo o evento. “Minha família e eu estamos super empolgados e abençoados também. Está super favorável. Nem todo mundo consegue ter essa experiência, mas desde que eu a experimentei com minha família, isso torna tudo muito melhor. Parece que já ganhei apenas por tê-los aqui”, diz ela.

Uma das favoritas ao título, a carioca Chloé Calmon volta ao mar nesta quinta, para as disputas do round 3 em El Sunzal.

Chloé Calmon está entre os destaques do evento desde o primeiro dia.
Exit mobile version