Em março de 1976, quando o cineasta americano Francis Ford Coppola pisou nas Filipinas pela primeira vez para as gravações de “Apocalypse Now”, ninguém imaginava que a vida de muitos filipinos iria mudar para sempre. Graças a uma cena do filme, alguns deles tiveram seu primeiro contato com o surf e vivem do esporte até hoje.
Por Bruno Abbud.
Lançada três anos depois, a trama ilustra os horrores da Guerra do Vietnã, mas o diretor resolveu gravar as batalhas num vilarejo pesqueiro chamado Baler, no norte do país vizinho, no sudeste asiático. Uma das cenas mais memoráveis mostra o coronel Kilgore, interpretado por Robert Duvall, cercado por sua tropa durante a noite, quando um dos soldados comenta que há ondas em território inimigo. Kilgore planeja surfar pela manhã num pico dominado por “charlies”, como os americanos chamavam os vietcongues no filme, e pede a outro subordinado que prepare sua 8’6” para a queda em “Charlie’s point”. O soldado avisa que pegar ondas por lá pode ser perigoso. Num literal grito de guerra, o coronel retruca: “Charlie don’t surf”. A sequência revela soldados dropando valas de meio metro sob fogo vietcongue, com direito a uma chuva de explosões no line-up.
Grandes astros como Marlon Brando, o próprio Robert Duvall e Martin Sheen costumavam perambular pelo vilarejo de Baler. Helicópteros contratados por Hollywood desfilavam rasantes entre nuvens de efeitos especiais no local transformado em cenário de guerra. Mas foram as cenas de surf que chamaram a atenção de Edwin Nomoro, um dos locais de Baler, à época com 10 anos. “Nós nunca tínhamos visto alguém surfando antes”, conta Nomoro. “Quando as filmagens acabaram, a equipe de produção deixou as pranchas, então eu e um amigo começamos a surfar. E nunca mais paramos”. Nomoro conta que nenhum morador do vilarejo sabia sequer o que era uma prancha. “Nós estudamos aquilo, e aprendemos.”
A praia de Baler hoje está repleta de hotéis e recebe turistas do mundo inteiro interessados em surfar em Charlie’s Point, como o pico ficou conhecido. Só em 2012 apareceram 50 mil turistas por lá. Nomoro aproveitou a fama trazida pelo filme e, hoje, aluga quartos e pranchas para visitantes de todos os continentes. Donny Cope, um gringo que montou sua pousada em 1997 e vive em Baler até hoje, resume o sucesso do pico. “Recebemos surfistas da República Tcheca, da Suíça e da França no ano passado”. O glamour de Baler refletiu em outras praias das Filipinas, como Surigao, La Union e Pagudpud, que pegaram carona no rastro célebre deixado por Hollywood. “Mas Baler ainda é o berço do surf nas Filipinas”, garante o guia turístico Mac Ritual.
Confira na lista abaixo outros filmes marcantes que levaram o surf às telas:
Apocalypse Now
Ano: 1979
Diretor: Francis Ford Coppola
Elenco: Martin Sheen, Robert Duvall, Marlon Brando, Dennis Hopper, Laurence Fishburne, Harrison Ford
Sinopse: O capitão Willard, interpretado por Martin Sheen (pai do ator americano Charlie Sheen), viaja ao Vietnã com a missão de matar o coronel Kurtz (Marlon Brando), que enlouqueceu e começou a montar um exército próprio para lutar contra os Estados Unidos nas selvas do Camboja. Em meio à guerra, Willard depara-se com situações inacreditáveis. Uma delas: soldados pegando ondas de longboard sob uma chuva de bombas vietcongues. A versão original foi remasterizada e o filme ganhou outro lançamento em 2001, com quase uma hora a mais de cenas inéditas.
Menino do Rio
Ano: 1981
Diretor: Antônio Calmon
Elenco: André de Biase, Evandro Mesquita, Sérgio Malandro, Cissa Guimarães
Sinopse: O filme nacional traz a história do personagem Valente, interpretado pelo ator André de Biase, que vive no Rio de Janeiro dos anos 80, pega onda em Saquarema e sobrevive com o trampo em uma oficina de pranchas. Durante um luau, Valente conhece Patrícia, literalmente uma patricinha da alta sociedade carioca. O vaivém romântico, que tem o surf como pano de fundo, inclui a paixão de Patrícia pelo pai de Valente e o casamento arranjado pela família da garota com um playboy da zona sul do Rio de Janeiro.
Surf no Hawaii
Ano: 1987
Diretor: William Phelps
Elenco: Matt Adler, Gerry Lopez, Derek Ho, Shaun Tomson, Hans Hedemann, Mark Occhilupo, Laird Hamilton
Sinopse: Campeão de surf em piscinas no Arizona, interior dos Estados Unidos, Rick Kane (Matt Adler) viaja ao Hawaii para desbravar as ondas de North Shore. Não demora para que o garoto caipira seja tachado de haole e se atole em confusões. Os problemas terminam quando Rick conhece o shaper Chandler, que lhe dá casa, comida e lhe ensina a gritante diferença entre os surfistas de alma e os que só querem saber de fama e fortuna. O filme conta com participações especiais de Gerry Lopez, Laird Hamilton, Derek Ho e outros nomes de peso do surf.##
Caçadores de Emoção
Ano: 1991
Diretor: Kathryn Bigelow
Elenco: Patrick Swayze, Keanu Reeves, Gary Busey
Sinopse: Na Califórnia dos anos 90, uma gangue de surfistas começa a assaltar bancos com a justificativa de buscar adrenalina a todo custo e fica conhecida por usar máscaras de ex-presidentes americanos durante os assaltos. Keanu Reeves interpreta Johnny Utah, um agente do FBI que decide aprender a surfar para se infiltrar no grupo e tentar desvendar os crimes. Utah conhece Bodhi (Patrick Swayze), o líder da gangue, e aprende com ele uma maneira idealista e surpreendente de encarar a vida. Depois de uma longa perseguição, Bodhi acaba sumindo ao se jogar numa bomba de 20 pés em Bells Beach, no sul da Austrália. Embora o enredo do filme mostre Bells num dia storm, a cena foi gravada em Indian Beach, no Oregon, Estados Unidos.
Dogtown and Z-boys – Onde Tudo Começou
Ano: 2001
Diretor: Stacy Peralta
Elenco: Sean Penn, Stacy Peralta, Tony Alva
Sinopse: Nascido em Santa Monica, o ator e diretor americano Sean Penn narra o documentário que refaz a trajetória do skate desde que um grupo de garotos resolveu usar as pranchas com rodinhas para desafiar a gravidade com movimentos inspirados no surf. O filme conta a história do skate na Califórnia e mostra a realidade que inspirou a ficção “Os reis de Dogtown”, descrita abaixo.
Os Reis de Dogtown
Ano: 2005
Diretor: Catherine Hardwicke
Elenco: Emile Hirsch, John Robinson, Victor Rasuk, John Knoxville
Sinopse: Baseada na Santa Monica do início dos anos 70, a trama conta a história do trio Tony Alva (Victor Rasuk), Stacy Peralta (John Robinson) e Jay Adams (Emile Hirsch), que revolucionou o skate depois de trazer do mar as manobras do surf que inspiram skatistas até hoje. “Os Reis de Dogtown” revela como garotos de uma área marginalizada chamada Dogtown fundaram a famigerada equipe Z-Boys e começaram a sair em busca de piscinas vazias da Califórnia para andar de skate. A ficção foi baseada no documentário “Dogtown and Z-Boys – Onde Tudo Começou”. Durante as filmagens, os protagonistas tiveram que encarar aulas de skate e tombos reais.
Bra Boys
Ano: 2007
Diretor: Sunny Abberton
Elenco: Russell Crowe, Kelly Slater
Sinopse: “Bra Boys” é um documentário que mostra como a violenta e controversa vida dos integrantes de uma gangue de surfistas sacudiu o universo do surf na Austrália dos anos 90. Narrada pelo ator australiano Russell Crowe, a história engloba brigas, localismo radical e cenas de altas ondas na costa leste da Austrália. Kelly Slater, um dos entrevistados, confessa que nunca viu tanto localismo como no dia em que tentou surfar na área dominada pelos Bra Boys.