Volcom Pipe Pro

Joshua Moniz reina em Pipe

Havaiano Joshua Moniz vence o Volcom Pipe Pro em casa, com virada espetacular sobre Jamie O'Brien. Brasileiro Weslley Dantas fica em terceiro.

35
Joshua Moniz comemora o título do Volcom Pipe Pro.

Com uma virada espetacular nos instantes finais da bateria decisiva, o havaiano Joshua Moniz venceu o Volcom Pipe Pro neste domingo em Pipeline, North Shore de Oahu, Havaí.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

Seu compatriota Jamie O’Brien dominou o confronto do início ao fim, com direito até a nota 10, mas quando tudo parecia definido, Joshua encontrou um tubo incrível para Pipeline que valeu 8.83 e selou sua vitória em definitivo, por 17.56 a 17.43 pontos.

O brasileiro Weslley Dantas ficou com a terceira colocação na prova, depois de uma campanha brilhante no dia decisivo do evento, em que demonstrou muita intimidade e sintonia com os canudos de Pipeline.

Ondas épicas marcaram o dia decisivo do evento, com tubos incríveis, lisos e perfeitos, do início ao fim, que proporcionaram performances de alto nível.

Weslley Dantas garante o terceiro lugar em Pipeline.

A grande final foi um show havaiano à parte, de como entubar de backside nas esquerdas de Banzai Pipeline. O experiente Jamie O´Brien, que já tem até uma coroa de Pipe Master no currículo, começou bem num tubo que valeu 7,43. Joshua Moniz ficou mais profundo no primeiro dele e largou na frente com 8,83.

Josh liderava com 6,97 da sua segunda onda, mas o Mr. Pipeline sumiu num tubaço incrível, ficou entocado lá dentro passando por várias placas até sair na baforada com uma nota 10. A vitória parecia consumada, porém Josh Moniz ainda achou outro tubo enorme e aproveitou a chance muito bem para receber nota 8,73 e virar o placar para 17,56 a 17,43 pontos.

“Eu nem consigo acreditar que ganhei o campeonato”, disse Joshua Moniz. “Foi um longo dia, mas quando acordei esta manhã, tive a sensação de que alguma coisa boa iria acontecer pra mim. Fazia tempo que eu não vencia um evento e estou muito feliz. Esta certamente é a maior vitória da minha carreira profissional. O único título melhor do que esse é o do Pipe Masters, que espero conseguir um dia, mas, por enquanto, esta é a maior vitória da minha vida e vou lembrar disso para sempre”.

Jamie O´Brien fica com o vice-campeonato.

Comando peruano – O brasileiro Weslley Dantas terminou em terceiro lugar com 11,23 pontos e o norte-americano Cam Richards em quarto com 10,84. O resultado do jovem surfista de Ubatuba coroou a boa campanha sul-americana no mar desafiador de Banzai Pipeline, comandada de forma inédita pelos peruanos. Pela primeira vez, eles chegaram no último dia de uma etapa do QS no Havaí em maior número do que o de brasileiros. Miguel Tudela, Alvaro Malpartida, Joaquin del Castillo e Cristobal de Col, fizeram história nos tubos mais desejados do planeta com as quatro vitórias conquistadas no sábado, na rodada classificatória para as oitavas de final.

Oitavas de final – O domingo decisivo começou nessa fase e dois dos três brasileiros perderam nas primeiras baterias do dia. O pernambucano Ian Gouveia surfou um tubaço nota 8,93 em sua primeira onda, porém não completou mais nenhum e ficou em terceiro lugar, enquanto o paulista Robson Santos não achou nada na sua e terminou em último.

Já os peruanos começaram o dia com uma classificação dupla de Alvaro Malpartida e Joaquin del Castillo, contra o havaiano Tanner Hendrickson e o australiano Mikey Wright, irmão mais jovem do top da elite, Owen Wright, bem como da bicampeã mundial, Tyler Wright. Os outros dois peruanos não conseguiram passar suas baterias. Cristobal de Col ficou em último na sua e Miguel Tudela em terceiro na que Weslley Dantas avançou para as quartas de final junto com Jamie O´Brien, fato que se repetiu nas semifinais.

 

Cam Richards também faz bonito na prova.

Uruguaio recordista – Entre as duas eliminações peruanas nas oitavas de final, quem brilhou foi o uruguaio Marco Giorgi. Ele competiu numa hora boa do mar e surfou dois tubos fantásticos que valeram notas 9,50 e 8,50 para registrar o maior placar do último dia, 18,00 pontos de 20 possíveis. O costa-ricense Carlos Munoz também saiu na baforada de um mais incrível ainda, que arrancou a primeira nota 10 do domingo. Mesmo assim, ele ficou em segundo lugar com 16,77 pontos.

Quartas de final – Nas quartas de final, Weslley Dantas e Alvaro Malpartida fizeram mais uma dobradinha sul-americana sobre dois surfistas da “Galeria Nota 10” do Volcom Pipe Pro, o próprio Carlos Munoz e o havaiano Finn McGill, que em janeiro conquistou o título mundial Pro Junior de 2017 da World Surf League na Austrália e tinha sido o primeiro a ganhar nota máxima em Pipeline esse ano. Malpartida começou bem com nota 8,33, mas Weslley surfou um melhor que valeu 9,07 para vencer por 13,74 a 12,66 pontos.

Na disputa seguinte, o uruguaio Marco Giorgi e o peruano Joaquin del Castillo poderiam até formar uma semifinal 100% sul-americana no maior palco do esporte. No entanto, ambos não tiveram muitas chances para surfar e perderam para Jamie O´Brien e Mitchell Parkinson. O havaiano pegou dois tubaços para vencer fácil por 16,00 pontos, contra 9,60 do australiano, 5,87 de Marco Giorgi e apenas 3,90 de Joaquin del Castillo. O uruguaio terminou em nono lugar no Volcom Pipe Pro e o peruano em 13o.

Ian Gouveia encontra um belo canudo, mas cai nas oitavas.

Resultado do Volcom Pipe Pro 2018

1 Joshua Moniz (HAV)
2 Jamie O´Brien (HAV)
3 Weslley Dantas (BRA)
4 Cam Richards (EUA)
5 Noa Deane (AUS)
5 Mitchell Parkinson (AUS)
7 Joan Duru (FRA)
7 Alvaro Malpartida (PER)
9 Evan Valiere (HAV)
9 Aritz Aranburu (ESP)
9 Finn McGill (HAV)
9 Marco Giorgi (URU)
13 Koa Smith (HAV)
13 Jack Robinson (AUS)
13 Carlos Muñoz (CRI)
13 Joaquin del Castillo (PER)

G-10 do Qualifying Series depois de 7 etapas

1 Joshua Moniz (HAV) – 3.200 pontos
2 Matthew McGillivray (AFR) – 3.180
3 Jorgann Couzinet (FRA) – 2.385
4 Charles Martin (FRA) – 2.250
4 Jamie O´Brien (HAV) – 2.250
6 Cam Richards (EUA) – 2.210
7 Ruben Vitoria (ESP) – 2.100
8 Kei Kobayashi (EUA) – 1.980
8 Nelson Cloarec (FRA) – 1.980
10 Aritz Aranburu (ESP) – 1.740

Próximos brasileiros

11: Weslley Dantas (BRA) – 1.680 pontos
17: Miguel Pupo (BRA) – 1.260
24: Wesley Leite (BRA) – 1.180
32: Pedro Neves (BRA) – 1.120