Passagem por Sumbawa

Segundo episódio da série Dreaming Awake chega à ilha de Sumbawa.

1

Na sequência da trip dos sonhos, saímos da ilha de Bali de carro, rumo à ilha de Sumbawa. Atravessamos Lombok e pegamos o ferry boat, em uma viagem bastante cansativa, com filas de espera e muitas horas dentro do ferry. Eu já havia feito esse trajeto com o Projeto Vida Surfe, em 2014, e sabia que todo o esforço valeria a pena.

A ilha de Sumbawa tem uma vegetação bastante parecida com a Mata Atlântica, o que faz a gente se sentir em casa. Enquanto esperávamos o swell, ficamos surfando uma direita muito boa, com fundo de coral e água cristalina, que proporcionavam tubos e manobras. Para aproveitar essa onda é necessário chegar bem cedo, pois o vento maral chega com tudo por volta das 10 horas da manhã e estraga a formação da onda.

Com a chegada do swell, fomos em busca dos tubos de esquerda, em uma das ondas mais rasas e perigosas da Indonésia. Pegamos ondas de sonho, tubos da vida e voltamos inteiros, com poucos arranhões.

Não iremos divulgar os nomes dos picos, porque infelizmente o crowd descobriu esse paraíso e existem muitos “sem noção” que não sabem se comportar no outside, rabeando, dando voltinha, gritando, com atitudes que acabam com a vibe boa que eu havia encontrado em 2014. Além disso, encontramos muito lixo deixado pelas pessoas que por lá passaram, só comprovando que devemos guardar esse lugar em segredo.

Depois de aproveitarmos esse paraíso por 10 dias, quando o mar abaixou, partimos rumo ao nosso próximo destino, a mítica onda de Nias, que será o nosso terceiro e último episódio da série “Dreaming Awake” e, em breve, você poderá acompanhar os nossos melhores momentos por lá.

Surfistas: Fabio Leite, Bruna Pereira, Adriana Chevalier, Wagner Garcia, Chuky, Alonso Correa, Everton Silva, Fellipe Valadão.

Imagens: Bruna Pereira, Bruno Furtado, Everton Silva, Fabio Leite, Sidney Polansk.

Edição: Everton Silva