Tragédia na Etiópia

Surfista entre vítimas

Escritor, humanitário e antigo membro da indústria do surfe, Matt Vecera estava entre as vítimas de acidente aéreo que matou 157 pessoas na Etiópia.

0
Matt Vecere era escritor, humanitário e trabalhou por muitos anos na indústria do surfe.John DeJenne
Matt Vecere era escritor, humanitário e trabalhou por muitos anos na indústria do surfe.

Um surfista de Nova Jersey estava entre as 157 vítimas do voo 302 da Ethiopian Airlines que caiu no último dia 10 de março. Muito querido pela comunidade, Matt Vecere era escritor e humanitário.

“Eu nem sei por onde começar porque estou completamente fora de mim agora”, lamentou o surfista profissional Matt Keenan. “Matt simplesmente foi um dos melhores seres humanos da Terra”, continuou Keenan.

Criado em Sea Isle City, montou e trabalhou na Heritage Surf Shop e tornou-se um grande amigo do proprietário, Brian Heritage.

O norte-americano disputou diversas competições e conquistou alguns bons resultados. Formado na Universidade de Richard Stockton, era um defensor ambiental e escritor talentoso.

Matt estava a caminho da Etiópia para uma missão humanitária.John DeJenne
Matt estava a caminho da Etiópia para uma missão humanitária.

No início dos anos 2000, ele aceitou um convite do editor Mike Freihofer para trabalhar na Northeast Surf News. A revista tornou-se a Surf News e gerou a revista de skate Resolve e a revista de snow Platinum, que acabaria por vir com o título Carbon – com Vecere no comando editorial.

“Sempre achei que o surfe era uma boa distração para ele em sua verdadeira paixão, que era salvar o mundo”, disse Freihofer. “Ele foi muito criativo e sempre tentou mudar a perspectiva, especialmente considerando o escopo limitado que tínhamos na região. Ele estava contribuindo com seu tempo para algo tão trivial quanto se divertir no oceano em comparação com o que ele literalmente deu sua vida – seu presente duradouro para a humanidade”.

Nick Bricker, que trabalhou com ele na Carbon, também lembra com carinho de Vecere. “Ele era um surfista inacreditável. E muito bem informado sobre a indústria. Ele saberia qual seria o próximo grande acontecimento. Ele tinha seus pensamentos muito claros em tudo. Ele nunca teve vergonha de entrar nisso. Ele argumentava com alguém sobre uma questão política ou social e era tão inteligente que você acabaria por se aproximar para ver o que ele queria dizer. Mas então ele fazia uma piada sobre a mãe de alguém e deixava as pessoas malucas”, conta Nick.

Em 2005, Vecere se mudou para a Califórnia. Ele montou sua vida em San Clemente, surfando e trabalhando na loja de surfe The Catalyst, em San Clemente. Após o terremoto no Haiti em 2011, ele estava com os primeiros socorros para chegar.

Mais recentemente, Vecere foi fornecedor de conteúdo para a IQAir, que desenvolve e fabrica produtos de qualidade do ar. Ele estava a caminho da Etiópia para uma missão humanitária.

Seus amigos de Nova Jersey se reuniram em La Costa, na cidade de Sea Isle, na noite da última terça-feira, para um velório improvisado. Uma remada em memória a Matt Vecero também foi organizada.

Fonte: Surfline.