Resistência no outside

Jake Howard narra experiência em curso de respiração com participações de Rosy Hodge e Joe Turpel, narradores da WSL.

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Rosy Hodge participa do curso de apneia Ocean Warrior, apoiado pela WSL.

Enquanto algumas ondas que pegamos ontem, ou no ano passado, ou dez anos atrás, ainda brilham em nossas mentes, como surfistas, estamos predispostos a ficar na expectativa pela próxima onda. “Mais uma”, gostamos de dizer.

O negócio com o “mais uma” é que você tem que estar pronto para isso quando chegar. E parte disso significa ficar confortável na água. Então, quando surgiu a oportunidade de estar com Mark Visser e participar do seu curso Ocean Warrior, senti-me obrigado a tirar proveito. Rosy Hodge e Joe Turpel também se juntaram.

Nenhum de nós se qualificará para o Big Wave Tour em breve, mas todos nós queremos tirar o máximo proveito de nossas sessões, mesmo se a maioria deles estiver em condições médias e cotidianas.

Como explicou para nós, Visser quase se afogou em um cocho de ovelhas quando tinha três anos de idade e passou a vida toda tentando superar um medo paralisante da água. Para provar a si mesmo que não estava com medo, ele surfou em Jaws à noite e saltou de paraquedas de um avião para surfar uma onda no meio do oceano.

Motivado a finalmente vencer a fobia de uma vez por todas, Visser desenvolveu seus cursos de treinamento educacional Ocean Warrior para ajudar a acalmar a mente e o corpo e estar preparado para o que a próxima pressão pudesse ocasionar. Ele aplicou tudo o que aprendeu com os gurus da segurança da água, os big riders, mergulhadores de nível mundial, SEALS da Marinha e qualquer outra pessoa que gaste uma quantidade excessiva de tempo embaixo d’água. Ultimamente, ele vem trabalhando com nomes como Kai Lenny, Kelly Slater e Garrett McNamara.

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I had a lot of fun in Hawaii sharing the knowledge and skills from the new @theoceanwarrior course. It was amazing to see people from a variety of skill levels all tap into the mental space to change the game on their personal fears and open up the path to being calm underwater. Truly grateful to everyone for supporting this online program that’s helped so many people🙏🏼 There is currently a special offer to access the full 12 stage course for $99! It’s a limited time thing, so if your into this stuff it’s totally worth checking out🔱 @theoceanwarrior @kellyslater @shanedorian @kai_lenny @feelipe @joeturpel @rosyhodge @marcusbuchecha @briankeaulana @willtrubridge @freediveguy @bennywilson @stugibson @wsl @coastalwatch @theinertia @magicseaweed @andrew_cotty @maya @mcnamara_s @yusurf @surfline

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No dia em que Rosy, Joe e eu nos encontramos com Mark, ele acabara de treinar com Slater. Comparativamente, nós provavelmente parecíamos os personagens do filme “Bad News Bears”, mas Mark insistia que precisávamos deixar qualquer expectativa ou ego e mergulhar na experiência. Então, nós fizemos o melhor que pudemos e fomos até a piscina no Acampamento dos Escoteiros nas colinas de Pupukea que ele estava usando como uma instalação de treinamento improvisada.

Visser iniciou com táticas básicas de segurança da água demonstradas pela lenda do salva-vidas Brian Keaulana: como fazer CPR, como colocar uma vítima inconsciente em uma prancha de surfe, etc. É tudo que todo surfista deve saber e não demora para aprender.

Então, ele foi para a parte física real do curso. Visser explicou como diferentes partes do corpo usam mais ou menos oxigênio, e como durante um ataque, se você puder essencialmente relaxar aqueles grandes músculos que queimam muito oxigênio (ou seja, nas pernas), fica relativamente fácil estender seu tempo debaixo d’água.

“A ideia é relaxar o máximo possível”, disse Visser. “Da ponta dos dedos até os dedos dos pés, pense em todas as partes do corpo e tente relaxá-las ainda mais. Por exemplo, manter os olhos fechados debaixo d’água pode levar a um maior tempo de respiração porque requer muito oxigênio para enviar sinais visuais ao seu cérebro e, em seguida, processá-los em imagens reconhecíveis. Se você está ficando preso ao fundo por uma onda de 10 pés, as chances são de que não há muito para ver de qualquer maneira”.

Foi na piscina onde tudo isso foi realmente trazido à vida. Depois de nos ensinar a mecânica da técnica de “soltar o ar”, Visser nos pediu para respirar e nadar de uma extremidade da piscina para a outra debaixo d’água. Então, pegamos nossos batimentos cardíacos. Depois de uma discussão sobre como relaxar o corpo e a mente embaixo d’água, fizemos o exercício novamente, mas dessa vez Visser nos pediu para ver até onde poderíamos deslizar em cada braçada embaixo d’água e limitar o número de braçadas que tomávamos. Todo mundo atravessou a piscina muito mais graciosamente, permaneceu submerso quase o dobro do tempo e cortou a frequência cardíaca ao meio.

Isso é o que a capacidade de relaxar debaixo d’água pode fazer por um surfista. Não importa se tem 2 ou 10 pés. Deixar o estresse ou a ansiedade rolar em sua sessão de surfe pode alterar sua fisiologia e limitar seu desempenho.

Locutor Joel Turpel também marca presença.

Para o próximo exercício, Visser desenvolveu uma rotina onde você respira com uma frequência cardíaca aumentada, então flutua embaixo d’água enquanto alguém o chacoalha, reproduzindo o que seu corpo pode passar durante uma vaca. Você faz isso quatro vezes seguidas, com apenas um fôlego entre as chacoadalhas… e as chacoalhadas ficam cada vez piores. O objetivo é aumentar o estresse em seu corpo, como ser pego dentro de um grande conjunto, enquanto se treina para manter a calma e conservar o oxigênio.

Rosy, Joe e eu acabamos passando mais de três horas na piscina com Visser. No caminho de volta para casa, Joe e Rosy mencionaram como o Ocean Warrior Course não só poderia ajudá-los na água, mas também quando a câmera estivesse ligada durante grandes eventos.

O curso Ocean Warrior é sobre o treinamento de surfe, mas também é sobre o treinamento da vida. Seja em Pipe bombando ou de pé na praia, em frente a milhares de fãs de surfe, ou apenas tentando cumprir um prazo para o trabalho, todos nós temos momentos de pânico ou ansiedade em nossas vidas diárias que podem inibir nosso desempenho máximo. Ter as ferramentas certas para superar isso é um jogo de mudanças. O curso Ocean Warrior vem com dois programas de vídeo online separados para iniciantes, bem como avançados, para que você possa aumentar seu nível de habilidade à medida que avança.

O investimento do curso é de US$ 400, mas, em parceria com a WSL, foi lançada uma promoção no valor de R$ 299, com o valor podendo ser parcelado em até quatro vezes. Para obter mais informações, visite o site The Ocean Warrior.