Presidente aposta no surfe

Recém-eleito presidente de El Salvador, Nayib Bukele aposta no surfe como forma de alavancar o turismo do país.

0
Fernando Navarro
Sunzal é um dos picos mais famosos de El Salvador.

Recém-eleito presidente de El Salvador, Nayib Bukele propôs um projeto para impulsionar o turismo do país da América Central através do surfe, em notícia divulgada pela agência Associated Press.

Para tornar a iniciativa da chamada “Cidade do Surf” uma realidade, o político trabalhará em parceria com o governador da Califórnia (EUA), Gavin Newsom, com quem reuniu-se na última semana.

“Temos as melhores praias de surfe do mundo e eles têm outras”, disse Bukele após o encontro em El Salvador“Por isso, queremos trabalhar juntos”, acrescentou o presidente.

Depois de discutir o potencial econômico da indústria do surfe com empresários locais, investidores e o embaixador dos EUA em El Salvador, Newsom concordou que há muitas coisas que podem ser feitas entre as partes.

AP Foto/Salvador Melendez
Gavin Newsom, governador da Califórnia, e Nayib Bukele (à direita) estudam parceria para fomentar o surfe na América Central

Além disso, o governador disse que “Visit California”, organização responsável pelo desenvolvimento do turismo do estado, estava interessada em trabalhar com El Salvador. Em agosto de 2018, a Califórnia declarou o surfe como seu esporte oficial.

Embora El Salvador tenha uma das maiores taxas de homicídio do mundo e o governo dos EUA recomenda que seus cidadãos não viajem ao país, Newsom e Bukele concordam que as áreas turísticas estão muito mais seguras do que outras partes de El Savador.

Bukele, que assume o cargo em junho, disse ainda que vai trabalhar para que os Estados Unidos retirem sua recomendação de não viajar ao local. A iniciativa também é uma forma de estreitar as relações entre EUA e Califórnia, já que o estado abriga a maior população de salvadorenhos nos EUA.