Onde deixar a chave?

Prancha alivia o perrengue

Mitsubishi desenvolve prancha com tecnologia que trava e destrava o automóvel por meio de sensores.

0
Denominada Mit Key Board, a prancha-chave está em fase de testes e foi apresentada no Salão do Automóvel.

Para quem pratica o surfe sozinho, um dos problemas mais comuns é onde deixar a chave do carro. Levar ao mar pode ocasionar em perda e deixá-la no veículo ou em terra traz a possibilidade de roubo, cenário comum entre os atletas desta modalidade.

Pensando numa forma de auxiliar os esportistas a terem mais segurança, a Mitsubishi Motors inseriu a tecnologia de suas chaves nas pranchas: por meio de sensores, basta a aproximação e o veículo destrava automaticamente.

Denominada Mit Key Board, a prancha-chave foi desenvolvida pela agência Ampfy, adaptando o sistema Keyless já presente nos veículos da montadora. Com os mesmos sensores, a prancha abre o carro quando se aproxima do automóvel, e o fecha quando se afasta. Na prática, o surfista entra na água e trava seu carro ao mesmo tempo.

Na concepção do primeiro protótipo, a Mitsubishi convidou Gregório Motta, shaper renomado e fundador da Aerofish. Conectada a um Eclipse Cross, grande lançamento automotivo da marca, a inovação foi apresentada ao público no Salão do Automóvel 2018. Com a boa recepção, a montadora está analisando os resultados de testes e estudando a possibilidade de produção e comercialização futura desta tecnologia.

“A Mitsubishi sempre investiu em tecnologia para seus produtos. Nossa engenharia, atrelada ao DNA maker da Ampfy, ajudou a criar o protótipo da Mit Key Board, que no futuro poderá virar um acessório comercializável, acoplado aos nossos veículos”, complementa Fernando Julianelli, diretor de marketing e comunicação da empresa.

Apoiadora de atletas do surfe há anos – como os campeões mundiais Mineirinho, Maya Gabeira e Carlos Burle -, a montadora utilizou uma dificuldade encontrada pelo público praticante para incentivar a prática do esporte.

“O mais interessante é o alcance da Mit Key Board. No Salão do Automóvel, percebemos um público curioso e interessado em ter o produto em mãos. Porque para quem pratica qualquer modalidade esportiva, é comum a preocupação sobre onde deixar a chave de seu veículo. Um desafio que acabamos de solucionar”, conclui Fred Siqueira, sócio e vice-presidente de criação da Ampfy.