Muro de silêncio

Estado de saúde de Sunny Garcia continua uma incógnita e amigos pedem colaboração para ajudar a família a custear as despesas do hospital.

0
© WSL / Kirstin
Sunny Garcia continua internado em hospital do Oregon e seu estado de saúde é mantido em sigilo absoluto pela família.

Enquanto amigos da família pedem colaboração por meio de financiamento coletivo para ajudar a família a custear as despesas do hospital, o estado de saúde de Sunny Garcia segue como incógnita em uma unidade de tratamento intensivo de Portland, Oregon (EUA).

Criada pela amiga de longa data Janae Twisselman, a página no GoFundMe tem o objetivo de arrecadar US$ 150 mil para custear as despesas do campeão mundial de 2000, que no dia 29 de abril foi encontrado inconsciente após uma tentativa de suicídio.

“Em nome da família, iniciamos um crowdfunding para ajudar com as crescentes despesas, enquanto nosso querido amigo Sunny está se recuperando em uma UTI no Oregon”, diz a página.

“Como a maioria de vocês já sabe, ele está em estado crítico desde o dia 29. Sunny é forte e está lutando. Todo dia traz um novo raio de esperança, mas será um longo caminho pela frente. Sua incrível família esteve lá dia e noite o apoiando, mas estar longe do Havaí é incrivelmente caro e as despesas aumentam a cada dia. Seus filhos Kaila, Logan e Stone têm um fardo financeiro, o que deve ser a última preocupação deles neste momento”.

Pouco se sabe realmente sobre o estado de saúde de Sunny duas semanas após a tentativa de suicídio. Nesta terça-feira (14), o ex-competidor australiano Koby Abberton chegou a postar uma mensagem póstuma em homenagem ao havaiano, que logo foi apagada e substituída por uma retratação.

“Eu disse uma coisa sobre um amigo ter morrido que não é verdade. Desculpas a todos que afetei ou machuquei. Isso também me magoou muito. Mil desculpas”, postou Abberton.

O 11 vezes campeão mundial Kelly Slater fez um alerta logo depois: “Sunny ainda está nesta Terra conosco. Por favor, seja paciente para aguardar atualizações. E por favor, não se precipite se você não está atualmente no hospital com ele”, escreveu Slater em sua conta no Instagram.

Foi a segunda vez que rumores sobre a morte de Sunny tomaram conta das redes sociais. No último dia 29 de abril, quando teria tentado o suicídio, membros da comunidade do North Shore de Oahu chegaram a lamentar o falecimento do havaiano e a notícia rapidamente chegou ao Brasil. O Waves chegou a consultar algumas fontes em Oahu, que confirmaram a informação. A reportagem foi publicada, e em seguida modificada – com um pedido de desculpas – depois que amigos de Sunny Garcia entraram em contato para desmentir sua morte.

Desde então, a redação do Waves tem mantido contato com algumas pessoas próximas a Sunny. Ainda assim, são poucas as informações sobre o assunto. De acordo com essas fontes, Sunny estaria em coma, sem alterações. Também entramos em contato com diversos jornalistas de Portland, mas todos que nos responderam alegaram que não conseguiram nenhuma informação e sequer sabem o hospital em que Sunny está internado.

Em declaração ao site The Inertia, Janae Twisselman disse que a família de Garcia ainda não está pronta para fazer uma declaração completa e que o estado de saúde de Sunny é avaliado dia após dia, mas que eles apreciam todo o apoio dado para o hexacampeão da Tríplice Coroa Havaiana nas últimas semanas.

Nomes como Tom Carroll, Bruce Irons e Honolua Blomfield apareceram na lista de doações no GoFundMe, enquanto Taylor Knox e outras ​​lendas do surfe compartilharam a página em suas redes sociais.

Se você estiver com pensamentos de suicídio, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188 ou acesse Cvv.org.br.

View this post on Instagram

During this challenging and heartbreaking time for the Garcia children and family a GoFundMe page has been put together. Please hit the link in my bio and contribute anything you can. The love and support for Sunny has been so comforting and the financial contributions to this cause will help his family with these overwhelming medical bills. Let’s continue to pray for his health and recovery. @sunnygarcia we want you back brother

A post shared by taylor_knox (@taylor_knox) on