Guarujá e Rio recebem curso

Ministrado pelo experiente Ricardo Taveira, curso de Apneia, Segurança e Sobrevivência no Mar Para Surfistas acontece em maio nas cidades do Guarujá e Rio de Janeiro.

0
Divulgação
Curso traz treinamento completo em técnicas de respiração, sobrevivência e resgate no mar.

Após ser realizado com várias edições na Califórnia (EUA), Havaí, Chile e Nova Caledônia, o Curso de Apneia, Segurança e Sobrevivência no Mar Para Surfistas vai rolar outra vez no Brasil. As cidades serão Guarujá, litoral de São Paulo, em 4 e 5 de maio, e no Rio de Janeiro, capital, em 10 e 11 de maio.

Em cada cidade, serão dois dias inteiros de treinamento em técnicas de respiração, sobrevivência e resgate no mar. A ideia é auxiliar o surfista a aumentar sua habilidade de ficar sem respirar embaixo da água, enquanto se mantém calmo e em total controle de sua mente.

Com isso, o participante ganhará mais fôlego, mais domínio sobre seus medos e, consequentemente, mais confiança para encarar ondas pesadas. Tudo isso através da oxigenação corporal. O surfista vai aprender a melhorar sua habilidade de oxigenar o corpo, fortalecer os pulmões e desenvolver a capacidade deles. Assim, conseguirá ficar mais tempo embaixo da água e de forma segura.

O curso também será ministrado em versão de um dia inteiro em São Paulo, capital, em 28 de abril; em Mogi das Cruzes (SP), em 1 de maio; e em Santos (SP), em 3 de maio. “Queremos ajudar surfistas de todos os níveis a lidar bem com situações extremas no mar. Respiração adequada e controle mental são essenciais para isso”, diz Ricardo Taveira, criador e instrutor do curso.

“O treino de apneia enfatiza também gerenciamento de riscos antes, durante e depois das sessões de surfe, e aborda técnicas de resgate na água, RCP e respiração para resgate de vítimas inconscientes”, explica Taveira, que também é PADI Master Diver Trainer, surfista há mais de 30 anos, fundador e proprietário da Hawaii Eco Divers — empresa no North Shore de Oahu, Havaí, especializada em mergulho, surfe, ecoturismo, e pacotes de viagem para brasileiros que querem curtir o Havaí.

Fabio Dias Photograph
Ricardo Taveira tem experiência nas bombas do North Shore de Oahu.

“Esse treino de apneia foi um grande aprendizado para eu evoluir no esporte. Recomendo para todos!”, diz o surfista profissional Filipe Toledo, que fez o curso no Havaí. “Eu, às vezes, entrava em pânico quando via uma onda muito grande e o curso me ajudou a ficar mais tranquilo nessas situações”, afirma Adriano de Souza, campeão mundial de surfe.

“Recomendo esse curso não só para surfistas de ondas grandes, mas para todo surfista. Você aprende muito sobre como seu corpo e sua cabeça funcionam. Então, seu rendimento na água vai ser melhor. Sua vida vai ser melhor”, diz Carlos Burle, bicampeão mundial de surfe em ondas grandes.

Custo O valor do curso de dois dias é R$ 650. E do curso de um dia, R$ 300. Os alunos serão sempre convidados para participar de graça dos próximos treinamentos de apneia que a Hawaii Eco Divers realizará no Brasil. E salva-vidas nunca pagam!

Programação — Curso de dois dias

São dois dias inteiros de treinamento e o curso é dividido em 3 partes:

Teoria (quatro horas)

No primeiro dia de treinamento, o participante vai estudar fatores psicológicos e físicos que podem levar surfistas a entrar em pânico e desmaiar em situações extremas no mar. Também durante os exercícios de respiração, o grupo vai se aprofundar em aspectos que podem levar o corpo a apagar — identificar sinais e sintomas de hipóxia é crucial para treinar e surfar com segurança. Gerenciamento de riscos, plano de ação em situações de emergência e táticas para lidar com pânico também serão abordadas.

Piscina (seis horas)

Ainda no primeiro dia do curso, antes de iniciar o treinamento de apneia na água, o participante vai aprender táticas de resgate para que possa treinar apneia na piscina de forma segura. Técnicas de respiração e ventilação serão praticadas. Os exercícios vão simular situações reais que podem acontecer em uma sessão de surfe.

Praia e mar (oito horas)

O segundo dia de treinamento começa com exercícios de RCP e respiração, seguidos de uma prática completa de apneia que acompanha a tabela de oxigênio. Aqui, o participante vai bater seu recorde — a maioria dos alunos consegue ficar 3 minutos em apneia e alguns, 4 ou 5 minutos! Depois, no mar, o grupo vai treinar mais apneia dinâmica, técnicas de sobrevivência e de resgate — que podem salvar vidas. No final, rolarão de novo exercícios de apneia sob situações de estresse — como um grande “caldo”.

Treinamento em piscina também faz parte da programação.

Programação — Curso de um dia

Será um dia inteiro de treinamento, dividido em 2 partes: teoria e piscina, descritas acima. Nesta versão do curso, os participantes também vão bater seus recordes — a maioria consegue ficar 3 minutos em apneia e alguns, 4 ou 5 minutos!

Resumo dos principais aspectos do treinamento:

– Fatores psicológicos relacionados à apneia;
– Exercícios para melhorar a ventilação e fortalecer os pulmões;
– Segurança;
– Apneia estática;
– Apneia dinâmica;
– Apneia em situações de estresse;
– Riscos em treinamentos de apneia;
– Sobrevivência numa vaca pesada;
– Gerenciamento de riscos e plano de ação em situações de emergência;
– Técnicas para resgate.

Material

O participante receberá via e-mail um manual para ser lido antes do início do curso. O aluno deve completar o questionário no final do manual, e levar as respostas no primeiro dia de aula.

Mais informações, no site Hawaii Eco Divers.