Garopaba fecha o cerco

Ministério Público determina que carros não poderão mais circular nas praias de Garopaba (SC).

0
Praia do Ouvidor é ponto de encontro da galera que prefere estacionar os carros na areia.

Na última segunda-feira (2), o promotor de justiça Luis Felippe Fonseca Católico determinou que os carros não poderão mais circular em todas as praias de Garopaba a partir do prazo de 30 dias.

A medida tem como base o Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental (APA da Baleia Franca), que contém as regras de uso sustentável do território – de Içara até Naufragados (Florianópolis) – abrangendo nove municípios.

Salvas as exceções, como em caso de salvamentos, pesquisas, órgãos de segurança, pescadores e os moradores que precisam transitar na orla para chegar às suas residências, nenhum veículo deve transitar a faixa de areia a partir da determinação.

“O plano de manejo da APA foi construído de maneira participativa durante dois anos. Foram diversas oficinas nos diferentes setores como moradores, pesca, setor público, turismo, esporte, etc. E a proibição de carros nas praias está prevista nas leis federais, estaduais e municipais”, explica o Analista Ambiental da APA da Baleia Franca, Ronaldo Cataldo Costa.

A Prefeitura de Garopaba está estudando de que forma o fechamento será feito, em parceria com as entidades representativas de moradores e pescadores locais para não prejudicar o acesso nos casos em que ele é permitido. Para demais usuários da praia, a orientação é que os veículos fiquem ao longo da via até que sejam criados os bolsões de estacionamento.

“Acreditamos que possa surgir interesses locais de se organizarem com estacionamentos privativos. Colaborando com o fluxo de veículos no acesso a praia, um incentivo a melhorias na mobilidade, é uma tendência também priorizarmos o transportes público local, com micro ônibus e vans, definido alguns horários”, informou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Fonte Garopaba Mídia