Cultura caiçara em debate

Documentário que narra a luta pela manutenção da cultura caiçara em Trindade (RJ), "Dos Antigos aos Filhos do Amanhã” estreia dia 29 de agosto no MAM Rio.

0
A canoa é um traço fundamental do modo de vida da comunidade caiçara de Trindade (RJ).

No dia 29 de agosto, a partir das 18 horas, o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro (RJ) recebe a estreia do documentário “Dos Antigos aos Filhos do Amanhã”, com direção de Leonardo Gelio.

Reprodução
Cartaz do documentário Dos Antigos aos Filhos do Amanhã.

A entrada é gratuita e a programação ainda conta com debates sobre ecologia e sustentabilidade, música e pintura ao vivo, mostra fotográfica, gastronomia vegana, dentre outras atrações.

O documentário explora a luta pela manutenção da cultura caiçara através da construção da sua canoa tradicional, retratando a passagem desse conhecimento às gerações futuras da comunidade caiçara de Trindade (RJ).

A canoa é um traço fundamental do modo de vida das comunidades tradicionais do litoral e faz parte dos bens que recentemente conferiram à região o título de patrimônio cultural e natural da humanidade pela UNESCO.

Através do Seu Vitor, o mais respeitado mestre-canoeiro da região, é resgatada a importância histórica e cultural de construção da canoa como símbolo de resistência.

A vila caiçara de Trindade é uma das últimas a resistir à especulação imobiliária desde a construção da rodovia Rio-Santos, e seguem sofrendo com as imposições governamentais que dificultam a construção de novas canoas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Agora é oficial! Nossa estreia tá chegando! O @mam.rio vai virar caiçara! E junto do filme e debate teremos um conjunto de atrações muito especiais para nos levar um pouco mais perto dessa cultura. Às 18h nossa evento começa, curtindo um bom som de Folia de Reis, música tradicional caiçara, com participação do @ericcamargo , compositor da trilha sonora do filme. A @pallysiqueira (autora do cartaz) pintará ao vivo telas inspiradas em espécies de árvores propícias para confecção de Canoas (as mudas dessas espeçies estarão expostas no espaço, e serão posteriormente plantadas em Trindade). Nesse meio tempo, você também poderá curtir as fotografias que o @brpsmachado e o @lgelio tiraram na vila, sobre a cultura local e o filme. Com gastronomia selecionada, e vegana, @zb_zaire e @aterracrua , estarão na casa, junto da nossa cerva litorânea, a @cervejapraya. Pipoca e mate do @neimatte. O filme está previsto para começar por volta de 20:45h, seguido de debate com presenças importantes do cinema, ambientalismo e cultura caiçara. @ninalmeidabraga , do @institutoe , Hernani Heffner, conservador-chefe da @cinematecamam , @robsondiaspossidonio , líder caiçara, @lgelio , diretor do filme, e @sergiomotavespa , como mediador. Além disso, seremos honrados com a presença do mestre-canoeiro, Seu Vítor, que será o homenageado da noite. O evento terá reciclagem e descarte controlados, e a maior redução de impacto ambiental, com apoio da @surfstonehouse . Esse é um evento independente e sem fins lucrativos, e está sendo feito através da colaboração de muitas pessoas. Ajude na nossa divulgação! Para acompanhar mais de perto as atrações, os sorteios e o que vai rolar nos siga @aosfilhosdoamanha_filme . . . . #sustentabilidade #ecologia #estreia #documentario #caiçara #arte #cultura #rj #mam #culturatradicional #culturabrasileira #canoacaicara #rio #trindade #021 #socioambiental #vegano #praya #dosantigosaosfilhosdoamanha #filme #cinema #fotografia #pintura #musica #foliadereis #unesco #mestrança #plantio #reflorestamento #artesanato

Uma publicação compartilhada por @ aosfilhosdoamanha_filme em

Para saber mais, acesse o perfil @aosfilhosdeamanha_filme no Instagram ou a página do documentário no Facebook.

Serviço:

Museu de Arte Moderna
Cinemateca
Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo
Quinta-feira, 29/08, a partir das 18h
Entrada grátis