Surf Injury Data

App melhora a performance

Dr. Marcelo Baboghluian e equipe de especialistas lançam o aplicativo Surf Injury Data, voltado à medicina do esporte e com dicas preciosas para melhorar a performance no surfe.

0
Dr. Marcelo Baboghluian apresenta o pioneiro aplicativo em São Paulo.Tico Pereira
Dr. Marcelo Baboghluian apresenta o pioneiro aplicativo em São Paulo.

Médico de Tops como Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Dr. Marcelo Baboghluian acaba de lançar o aplicativo SID – Surf Injury Data.

Disponível para download gratuito nos sistemas operacionais iOS e Android, o SID é uma plataforma pioneira em orientação e educação na medicina esportiva.

“Ele tem o objetivo de melhorar o desempenho do praticante e colocar em sua mão uma ferramenta para ser parte ativa desta evolução”, destaca o Dr. Baboghluian.

Marcelo começou a surfar ainda na década de 70 e hoje divide seu tempo entre as ondas de Ubatuba e o Instituto Mar Azul, localizado no bairro do Pacaembu, em São Paulo (SP).

“Doc”, como é conhecido, atende nomes como o bicampeão mundial Gabriel Medina, o campeão mundial Adriano de Souza, além de Caio Ibelli, Jadson André e Ítalo Ferreira, mas muitos outros esportistas de destaque frequentam o seu consultório.

No surfe de ondas grandes, Carlos Burle, Sylvio Mancusi, Jorge Pacelli e Romeu Bruno são alguns dos nomes tratados pelo médico. No skateboard, Sandro Dias, Murilo Peres, Rony Gomes já passaram pelo Instituto Mar Azul.

Na primeira versão do aplicativo, o SID oferece acesso gratuito a sua seleção de exercícios: de aquecimento pré-surfe, alongamento pós-surfe, e fortalecimento muscular de ombros, costas e pernas, sempre orientados como forma de melhorar a performance e prevenir as lesões. São orientações baseadas em estudos acadêmicos e entidades renomadas, aplicáveis a todas as modalidades do surfe.

“O usuário poderá registrar suas sessões, informando equipamentos utilizados e as condições do mar e da praia em questão, além de registrar ocorrências em caso de problemas, colaborando para um grande banco de compartilhamento de dados que ajudará a comunidade a promover saúde e bem estar no esporte”, revela Baboghluian, que também trabalha com outras modalidades como vôlei, boxe, motovelocidade e kite.

As estatísticas estarão abertas para consulta a todos os interessados. O serviço ainda conta com uma área destinada exclusivamente aos artigos científicos mais relevantes sobre Medicina do Surfe, mantendo praticantes e profissionais por dentro da ciência do esporte.

O SID também oferece um acesso exclusivo à médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, salva-vidas, com funcionalidades especiais, e a possibilidade de colaborar com a plataforma através de um canal de contato direto com a equipe de médicos do aplicativo, formada por Baboghluian e os doutores Guilherme Lima, que é Diretor Científico e ortopedista, e Pedro Luiz Guimarães, médico que responde pelas relações institucionais da plataforma.

Todos os dados registrados no app podem ser acessados gratuitamente pelos usuários – praticantes, atletas, professores, médicos e estudantes.

“O aplicativo busca prolongar o tempo de vida em cima da prancha e a saúde de modo geral, que envolve também hábitos com nutrição, condicionamento físico e equilíbrio emocional, que são a chave para qualquer pessoa que deseja manter-se o mais tempo possível praticando seja qual for a modalidade esportiva. A junção desses fatores, unida a um bom diagnóstico, vai determinar como você irá envelhecer”, acrescenta Baboghluian.

“O tratamento quando aplicado em atletas profissionais se traduz em resultados. Já quando direcionados a esportistas comuns significa bem estar, motivação e vitalidade. O importante é conseguir que eles sintam o benefício rapidamente, pois quando isso acontece todos se tornam assíduos”, finaliza o médico.

Além do aplicativo, a plataforma “SID – Surf Injury Data” irá promover a educação em Medicina do Surfe através da organização do Simpósio SID de Medicina do Surf programado para acontecer em maio de 2020, palestras e o Prêmio SID, direcionado a universitários que produzirem os melhores trabalhos acadêmicos relacionados ao surfe e que será entregue em novembro de 2020.

O aplicativo pode ser baixado no mobile na Apple Store e no Google Play. Para mais informações, acesse o site Surf Injury Data.