Direita ameaçada

Construção de estrada sobre o recife de Sorake Beach pode prejudicar a famosa direita de Lagundri Bay, Nias.

0
Onda de Lagundri Bay é uma das mais cobiçadas do arquipélago indonésio.

Na última semana, o governo local da ilha de Nias, Indonésia, anunciou planos para construir uma nova estrada em Sorake Beach, permitindo o acesso de veículos até a mundialmente famosa onda de Lagundri Bay.

“Nós temos uma crise acontecendo neste momento em Nias”, alerta uma fonte ouvida pelo site Surfline, que preferiu ser mantida no anonimato. “O governo local acaba de anunciar que vai construir uma maldita estrada sobre todo o coral vivo de Sorake Beach, a 80 centímetros de altura do recife e com potencial para criar um backwash que pode arruinar uma das melhores ondas do mundo”, complementa o morador da ilha.

“No entanto, eles só têm o orçamento aprovado para um pequeno trecho, então ainda temos a chance de parar o restante do projeto, mas precisamos de mais apoio mundial. Os turistas que estão atualmente aqui e alguns moradores locais vão realizar um protesto assim que recomeçarem as obras”, conta.

Desde a sua descoberta, em meados dos anos 70, as praias de areias brancas, coqueiros e ondas tubulares de Sorake Point tornaram o pico um dos mais fotogênicos do mundo, e uma das atrações mais famosas do arquipélago indonésio. O turismo de surfe na região foi crescendo lentamente até explodir no final dos anos 2000. Em 2005, um devastador terremoto, seguido de um tsunami, destruiu grande parte da praia e elevou o recife em 1 metro.

“Nos anos que se seguiram ao tsunami muitas famílias temeram que outra onda pudesse levar suas casas e acomodações, então começaram a construir represas ou muros ao longo da praia / recife para evitar que a água da maré subisse”, relata o informante.

“Com o tempo, os moradores locais foram introduzidos à construção com cimento, que logo substituiu os tradicionais bangalôs de madeira. Os edifícios de cimento são muito mais fortes e duram mais, mas a desvantagem é que o cimento precisa ser misturado com areia, e isso tirou de Lagundri Beach (dentro da baía) a maior parte de sua areia bonita, fina e macia. Sorake Beach é uma aldeia gerida por um chefe local. No ano passado, ele colocou todo o dinheiro da aldeia na construção de uma barragem e estrada ao longo de uma seção da praia”, continua.

“O governo planeja continuar sua barragem e estrada ao longo da praia / recife até a praia de Lagundri, em um trecho de cerca de 1,5 km de recife natural”, acrescenta. “Eles planejam trazer uma montanha de rochas para cobrir o recife e, em seguida, uma estrada de cimento no topo que permitirá às pessoas passarem por cima do recife. Isso não apenas destruiria a beleza natural de Sorake Beach, mas também criaria um refluxo e afetaria a onda. A estrada teria que ser mais alta do que a linha da maré alta, que pode subir muito durante um big swell”, alerta.

Fontes do Surfline afirmam que nunca houve qualquer votação ou discussão entre os proprietários locais sobre o projeto, que era mantido em segredo até pouco tempo.  Aparentemente, a construção já começou em uma pequena parte do recife. Em setembro, a WSL levará o QS 1.500 para a Lagundri Bay, o que proporciona um impulso econômico para os moradores do sul de Nias.

Fonte Surfline