Restinga protegida na Vila

Associação de Surf de Imbituba instala cerca de proteção da vegetação e restinga no canto da praia da Vila (SC).

0
Canto da praia da Vila ganha cerca protetiva para evitar erosões e desgastes da vegetação.

A praia da Vila, em Imbituba (SC), recebeu no último sábado (13) pela manhã uma cerca protetiva para vegetação e restingas. A medida foi tomada como forma de ressaltar a importância da conservação do frágil ambiente do canto da praia, que nos últimos anos vêm tendo dificuldades em se regenerar e se fixar para evitar erosões e desgastes.

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizou nas últimas semanas um estudo sobre o ambiente que envolve o canto da praia e identificou a circulação de pessoas e o lixo como um dos agentes da degradação do local, que impede o crescimento desta barreira protetiva e necessária para a manutenção a fixação do terreno.

“Após constatar o problema no local, chamamos nossos técnicos para buscarem uma solução para a erosão. Montamos o projeto e convidamos a Associação de Surf de Imbituba (ASI), bem como o Corpo de Bombeiros da cidade, para realizarmos a ação neste sábado. E fomos atendidos prontamente”, revela Paulo Márcio de Souza, Secretário da Sema.

“Nos próximos dias vamos instalar placas informativas sobre o motivo e a importância para a preservação daquele ambiente. A cerca é apenas uma forma de conscientização para que os visitantes utilizem os decks de acesso a praia, evitando que pisoteiem a vegetação no local”, reitera Souza.

A ASI também emitiu nota nas redes sociais neste sábado em que destaca o respeito pelo local.

“Na parte da manhã colocamos um divisor para as pessoas respeitarem de maneira geral e não invadirem as áreas das restinga, esperando sua regeneração, tornando um local agradável e com as chuvas não aconteça as erosões que já são visíveis no local. Respeito à natureza e à nossa praia da Vila”, diz a Associação.