Parceria combate o uso

Swell Eventos e Meu Copo Eco apontam soluções para o fim do uso de descartáveis nos eventos de surfe em Santa Catarina.

0
Atletas do Circuito Surf Talentos Oceano entram na onda do consumo consciente.

Tradicional empresa que atua na promoção e produção de campeonatos de surfe pelo Brasil, a Swell Eventos possui uma equipe multidisciplinar experiente em todas as áreas.

Com o aumento da consciência ambiental da sociedade e com o envolvimento com a marca Oceano no Circuito Surf Talentos, a Swell Eventos optou por trazer para dentro da equipe no início de 2018 um gestor ambiental, o biólogo Reinaldo Langer Jaeger.

O profissional implantou um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nos eventos, iniciado no Circuito que já possui o apoio do Projeto Keep The Ocean Blue, focado na conscientização ambiental.

“Dentro deste processo de melhoria, notou-se que era fundamental gerir o uso dos descartáveis utilizados nos eventos, reduzindo assim o uso de matéria prima, os custos financeiros e a geração de resíduos sólidos, além de potencializar a educação socioambiental da população”, comenta Jaeger.

Os dois pontos de maior geração de resíduos foram identificados como sendo as marmitas do staff e o uso de copos descartáveis por todo o público. Para as marmitas, criou-se o sistema de revezamento de almoços nos restaurantes parceiros, e em relação ao uso de copos descartáveis criou-se uma parceria com a empresa Meu Copo Eco, que funciona por meio do “Conceito Caução”.

“O Conceito Caução é a chave para incentivar a logística reversa de materiais e garantir a eliminação de 100% dos copos descartáveis em eventos, além de promover o consumo consciente. Como ele funciona? Para ter um copo é necessário deixar um valor caução. O usuário tem a escolha de em qualquer momento devolver o copo e recuperar o valor depositado, ou simplesmente ficar com ele, se quiser”, explica o biólogo.

“O envolvimento da Swell Eventos com a empresa já vem de anos. O primeiro evento de surfe com o Copo Eco em Santa Catarina foi realizado pela Swell Eventos, porém, como não possuíamos alguém responsável pela Gestão Ambiental dos eventos, acabávamos não a implantando com maestria. Atualmente, eu enxergo a necessidade de darmos o exemplo para a sociedade, reduzindo o uso de descartáveis, deixando menos plástico irem parar nos oceanos, por isso optei por formalizar esta parceria em todos os nossos circuitos de surfe daqui para frente”, acrescenta Fred Leite, presidente da Swell Eventos.

O primeiro evento que teve a nova parceria foi em fevereiro, durante a abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2019 em São Francisco do Sul. Em seguida, ele foi utilizado na primeira etapa do Circuito ADS (Adriano de Souza), no mesmo município. O mesmo sistema será utilizado em todos os eventos com o envolvimento da Swell Eventos em 2019 e 2020.

Para saber mais, acesse o perfil @meucopoeco no Instagram.

Campeonatos organizados pela Swell Eventos em que vão ser utilizados o Meu Copo Eco em 2019:

– Todas as etapas do Circuito Surf Talentos Oceano
– Todas as etapas do Circuito The Legends
– Todas as etapas do Circuito SC Surf Pro
– Todas as etapas do Circuito Adriano de Souza
– Todas as etapas do Circuito Rip Curl Grom Search
– Mormaii Big Wave

Dados sobre o plástico*:

– 35% de todo o plástico que consumimos é utilizado por no máximo 20 minutos
– No Brasil 720 milhões de copos descartáveis vão para o lixo todos os dias
– De todo o plástico já produzido pela humanidade, apenas 9% foi reciclado
– No Brasil, apenas 3% é reciclado
– Um copo descartável pode levar até 400 anos para se decompor. Após esse tempo ele se torna um microplástico que não se degrada. Não há estimativa de quanto tempo o microplástico pode permanecer na natureza
– 100 mil animais marinhos são mortos por causa do plástico todos os anos
– Em 2050 haverá mais plástico do que vida marinha nos oceanos
– Copos reutilizáveis representam no mínimo 25 vezes menos impacto no meio ambiente do que todas as opções de copos descartáveis, mesmo que biodegradáveis, presentes no mercado

*Fonte Meu Copo Eco