Mutirão limpa o pico

Galera de Camburi (SP) promove mutirão de limpeza subaquática e retira mais de 300 itens de plástico do fundo do mar.

0

A Associação de Surfe, Cultura e Ambiente de Camburi (ASCAM) realizou um mutirão subaquático no último sábado (8) na praia de Camburi, São Sebastião (SP), para comemorar o Dia Mundial dos Oceanos.

Durante a atividade, que contou com a ajuda de 15 voluntários, os mergulhadores tiveram oportunidade de encontrar diversos animais como tartarugas, peixes anjos, moreias verde e muitos outras espécies costeiras.

A ação foi voltada ao mergulho contemplativo e ativismo ambiental visando a limpeza do mar e o resultado da ação foi de cerca de 350 itens de plástico e aparatos de pesca retirados do fundo do mar.

Segundo os mergulhadores, o item mais encontrado foi fragmentos de copo e prato descartável, sendo que resíduos plásticos podem durar cerca de 500 anos, em média, para se decompor podendo gerar grandes prejuízos ambientais e causar a morte de diversos animais marinhos.

“Como era de se esperar, o lixo abandonado nas areias das praias acabam chegando ao mar e lá são quebrados em fragmentos cada vez menores. Esses fragmentos de lixo estavam presos no recife de pedras e em suspensão na coluna d’água”, afirma o biólogo Guilherme Bertuzo, que participou da ação.

“Animais da vida marinha acaba ingerindo ou se emaranhando nesses resíduos, causando um impacto negativo nos oceanos. Vamos trabalhar para reduzir a quantidade de lixo que chega no mar para preservar os oceanos para as próximas gerações!”, acrescenta Bertuzo.

A ação foi realizada em parceria com a Siqueira Diver (@siqueira_diver), Eco Experience (@ecoexperiencebrasil) e Ilha do Gato Trips (@ilhadogatotrips).