Mutirão faxina as praias

Praias de Imbituba e Garopaba (SC) serão palco de ações de conscientização ambiental durante a campanha do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

0
Praia da Vila é um dos locais escolhidos para mutirão de limpeza.

Nos dias 21 e 22 de setembro, as praias de Imbituba e Garopaba (SC) serão palco de ações de conscientização ambiental durante a campanha do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. O objetivo é reunir o maior número de voluntários em mutirões de limpeza e monitoramento de resíduos.

Cada pico escolhido será coordenado por grupos, associações e entidades ambientais locais, que conduzirão ações de educação ambiental e orientações sobre a metodologia de monitoramento de resíduos sólidos utilizada pelo Instituto Ecosurf para ambientes costeiros.

Os participantes são separados em trios e tornarão-se “Pesquisadores Voluntários”, ou seja, enquanto dois coletam os resíduos, um anota os dados em uma planilha. O conteúdo gerado será publicado e disponibilizado em um banco de dados online.

Já os materiais recicláveis recolhidos no mutirão serão encaminhados para a Cooperativa de Catadores (Cooperzimba). As tampinhas plásticas serão encaminhadas para a campanha “Tampinha Solidária”, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, e as bitucas de cigarro – que atualmente são um dos microlixos mais poluentes – serão encaminhadas para um projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a Trench Town Surfboards.

Cartaz do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Imbituba e Garopaba.

Foco nas espécies marinhas

Pela campanha estar ocorrendo dentro de uma área de preservação ambiental, na APA da Baleia Franca, desde 2016 as instituições coordenadoras dos municípios que correspondem ao “Berçário da Baleia Franca” resolveram juntar suas ações e trazer ao público a importância de preservar ambientes que servem de berçário para a vida marinha, como essa espécie de baleia ameaçada de extinção e muitos outros seres, como o conhecido popularmente “boto da tainha” e muitas espécies de aves, peixes, moluscos, crustáceos, dentre outros.

O símbolo das mãos cuidando de uma baleia e seu filhote representa a ação coletiva de proteção a esses refúgios naturais. Essa cooperação é entre Imbituba, Garopaba, Laguna e Guarda do Embaú, através da Ecosurf Santa Catarina, Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, Instituto Ambiental Boto Flipper e 9° Reserva Mundial de Surf Guarda do Embaú.

Para participar, é necessário confirmar presença na página do evento no Facebook. Para mais informações, envie mensagem para monitoramentomirimcosteirommc@gmail.com ou amandasuita@ecosurf.org.br.

A ação é coordenada pelo Movimento Rosamor, Jogue Limpo, Instituto Australis, Luz Surf School, Associação dos Moradores e Amigos da Praia da Barra da Ibiraquera – AMAPI, Associação dos Moradores Pescadores da Praia do Porto – AMPAP, Associação de Surf de Imbituba – ASI, Associação de Surfistas Amigos, Ecologistas da Praia do Porto – ASAEP, Instituto Baleia Franca – IBF, Projeto Monitoramento de Praias – PMP / UDESC Laguna, Escola de Surf Itapira Norte Sul, Escoteiros Evolucionários, Desbravadores da Alvorada, Kaluanã, ECOIMB – Portal de Informações Ecológicas de Imbituba, Franca Consultoria Ambiental, Grupo Rotary e Observatório Social de Imbituba. Apoio: Pousada Natural Park, Flor do Mar, Rosa Grill, Naturimbé, Rosa Surf Hostel, Golden Surf Records, Espaço Luz, Restaurante Tartaruga, ACIM Praia do Rosa, ACIM Barra de Ibiraquera e Região, Grupo Itapir[A]mar: Espaço Gaia, Gosaricmarineart, Restaurante Pacífico, Fio de Lótus e Sabor Caseiro. Parceiros: Cooperzimba, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, TrenchTown SurfBoards, Surfemais, Cinegrafista @nolanfotos e Portal AHora